O PORTAL DE NOTÍCIAS DO
GRUPO SUL BRASIL DE COMUNICAÇÃO


Buligon anuncia ChapecóTec em bate-papo com a CDL Jovem

13/09/2016

Os candidatos da Coligação Somos Todos Chapecó (DEM, PEN, PMN, PP, PR, PRB, PROS, PSB, PSD, PSDB, PSL, PTB e SOLIDARIEDADE), Luciano Buligon (PSB) e Elio Cella (PR), participaram de bate-papo organizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas/CDL Jovem de Chapecó, na última segunda-feira, no auditório da entidade.

Buligon reforçou o papel do poder público, umas das ‘pás’ da tríplice hélice do desenvolvimento econômico sustentável. De acordo com o prefeito e candidato à reeleição, “o único caminho a ser trilhado para o desenvolvimento econômico é a tecnologia e a inovação. Estamos indo por ele e vamos intensificar as ações”, disse lembrando que as duas outras ‘pás’, academia e iniciativa privada, são as que devem puxar as ações para materializar o desenvolvimento. Ao Poder público incumbe fomentar e incentivar aquilo que lhe cabe e “nunca atrapalhar”.

Em vídeo com 5 minutos, Luciano Buligon anunciou as propostas da Coligação Somos Todos Chapecó contidas no que denominou “ChapecóTec”. A proposta conta em o embasamento legal necessário, desde o fim de 2013, quando foi editada a Lei Municipal de Incentivo à Ciência, Tecnologia e Inovação. Ali foi estabelecida uma nova política municipal de incentivo ao segmento, prevendo incentivos fiscais, estímulos materiais e a criação do Conselho Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação.

Concretamente está em andamento a construção do Parque Científico e Tecnológico Chapecó@, próximo à Unochapecó, em área de 9.580 m2, doada pela prefeitura. O prédio administrativo de 3.100m2, orçado em R$ 7,2 milhões, conta com recursos do Governo do Estado, por meio do Programa Catarinense de Inovação (PCI), parcerias da Fundação Universitária de Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), Acic, Inova@SC e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável. No total, o Chapecó@ custará R$ 46 milhões. Na Água Santa, o Município projeta um Distrito Tecnológico em uma área com aproximadamente 200 mil m2, equivalente a do Parque da Efapi.

Os compromissos do Município com o desenvolvimento tecnológico estão pré-definidos: fortalecer a produção acadêmica local, disponibilizando novas fontes de financiamento e aproximando os pesquisadores das problemáticas regionais; criar condições para consolidar e ampliar os programas de pós-graduação stricto sensu e lato sensu na região; fomentar o desenvolvimento de atividades produtivas com base na inovação, viabilizando o desenvolvimento de uma economia focada na agregação de valor no oeste catarinense; criar condições para absorver e manter profissionais altamente qualificados nas IES (mestres e doutores) e na economia regional; fomentar o empreendedorismo e a inovação nos processos de formação profissional dos cursos superiores de graduação e pós-graduação da região; fomentar o desenvolvimento regional através da implementação de processos de inovação nas organizações; fortalecer empresas de base tecnológicas que atuam na região; viabilizar o surgimento de novos empreendimentos a partir das iniciativas dos estudantes locais; impulsionar o empreendedorismo e o crescimento empresarial como forma de apoio ao desenvolvimento regional, buscando a colaboração da universidade com o setor público e o privado, aumentando a atividade científica e tecnológica nas matrizes locais.

O bate-papo com os candidatos foi coordenado pelo diretor-presidente da CDL Jovem, Jean Paniz. No final do encontro, ele entregou uma carta ao candidato Luciano Buligon com sugestões e reivindicações. “Esta carta tem como objetivo demonstrar o nosso interesse com a gestão pública do município. Estamos reafirmando o nosso compromisso com o desenvolvimento e nos colocando à disposição”. No documento a CDL Jovem sugere: incentivo ao desenvolvimento de novas empresas; agilidade na abertura de novas empresas; fiscalização e regulamentação do comércio informal; agilidade na liberação de alvarás; programa para profissionalização dos jovens para incentivar o primeiro emprego; incentivo a projetos que desenvolvam e fomentem a formação de líderes jovens; inclusão de disciplinas na grade curricular das escolas municipais voltadas ao empreendedorismo.



Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa / Coligação Somos Todos Chapecó.






Anuncie aqui

(49) 99955-3619
Saiba mais

Ciclone Bicicletas

(49) 3322-3366
Saiba mais

HORÁRIOS DE VOOS

Confira os horários de voos do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso.

PROGRAMAÇÃO DE CINEMA

Confira a programação de cinema do Shopping Pátio Chapecó.

(49) 99955-3619
contato@portaloestenews.com.br

Newsletter

cadastre-se e receba nossas atualizações