O PORTAL DE NOTÍCIAS DO
GRUPO SUL BRASIL DE COMUNICAÇÃO


Aprenda a economizar combustível

11/07/2017

Em tempos de crise toda economia é bem vinda. Pensando nisso, o Núcleo de Automecânicas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) reuniu algumas dicas de como economizar combustível. Não existe mágica, a receita é dirigir de maneira correta e estar com a manutenção do veículo em dia.


* Aceleradas: evite aceleradas bruscas, pise no acelerador de forma suave e gradativa, não há necessidade de aquecer o motor pela manhã antes de sair.

* Combustível aditivado: em primeiro momento não influencia no consumo, mas mantém o motor limpo e motor limpo é sinal de melhor desempenho, o que gera economia e aumenta sua vida útil. Nada mais prejudicial ao motor que combustível adulterado, por isso procure postos de confiança e com selo Agência Nacional do Petróleo (ANP).

* Cuide da manutenção: filtros, bicos injetores, velas entre outros comprometem o desempenho aumentando o consumo. Atente-se à qualidade e especificação do óleo usado, pois óleo incorreto diminui drasticamente a vida útil do motor e aumenta o consumo de combustível.

* Pneus: pneus com calibragem e especificação de tamanho incorreto aumentam o consumo em até 20%.

* Geometria e alinhamento: um veículo desalinhado aumenta a resistência de rodagem, pois as rodas serão arrastadas em vez de girar, diminuindo, assim, a vida útil do pneu.

* Peso: livre-se de pesos desnecessários. Estudos mostram que a cada 45 kg de excesso de peso o consumo aumenta em até 4%. Racks, bagageiros e alguns outros acessórios aumentam a resistência contra o ar influenciando diretamente no consumo.

* Vidros: rodar com vidros abertos interfere na aerodinâmica, especialmente em velocidades superiores a 70 Km/h.

* Ar condicionado: em temperaturas amenas desligue o ar, pois ele é responsável por um aumento de até 20% no consumo.

* Excesso de velocidade: o centro de pesquisas da Petrobrás realizou testes que indicam um aumento de 20% para carros que andam a 100 Km/h confrontados com outros que não passaram de 80 Km/h.

* Troca de marchas: o uso correto do câmbio é essencial para economizar combustível. Use o câmbio suavemente e evite esticar as marchas, use a velocidade certa para a troca de cada marcha. Essa velocidade muda de acordo com o modelo do veículo, por isso consulte o manual do proprietário.


De acordo com o coordenador do Núcleo, Alexandre Rafael Rosa, seguindo essas dicas com certeza o motorista terá economia no combustível e no reparo do seu veículo. Seu bolso e o planeta agradecem, pois a cada litro de combustível queimado são 2,5 kg de dióxido carbônico (CO2) despejados na atmosfera. Pense nisso.


EMPRESAS INTEGRANTES DO NÚCLEO


As empresas que integram o Núcleo de Automecânicas são: Automecânica Ari, Auto Tork Mecânica Automotiva, Automecânica Barriga, Automecânica Daiana, Mecânica Marea, Mecânica Newcar, Mecânica Samar, Auto Service, Centro Automotivo III Milênio, Mecânica Buiu Car, Mecânica Formosa, Mecânica Irmãos Tolotti, Moratelli Auto 10, Mecânica São Cristóvão, Nenê Auto-Serviço, Oficina Mecânica Onghero, Auto Mecânica Polo, Tecnocars, Rosa Autocenter Comércio de Pneus, AMD, Oda Auto Center, Mecânica Shammah, Mecânica Auto Giro e Mecânica Spece Car.



Fonte: MB Comunicação.






Anuncie aqui

(49) 99955-3619
Saiba mais

Ciclone Bicicletas

(49) 3322-3366
Saiba mais

Grupo Encaixe Perfeito e Leandro Guerra

HORÁRIOS DE VOOS

Confira os horários de voos do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso.

PROGRAMAÇÃO DE CINEMA

Confira a programação de cinema do Shopping Pátio Chapecó.

(49) 99955-3619
contato@portaloestenews.com.br

Newsletter

cadastre-se e receba nossas atualizações