O PORTAL DE NOTÍCIAS DO OESTE
página inicial |
oeste news |
anuncie aqui |
contato



Sarcopenia é comum entre idosos

06/11/2017
Atividades físicas e alimentação adequada podem ajudar a prevenir

Você consegue levantar do chão ou da cadeira sem o auxílio das mãos? Se a sua resposta for não, é um sinal de alerta. Esses podem ser sintomas de sarcopenia, uma doença caracterizada pela perda de massa muscular. A patologia pode se manifestar precocemente, porém é mais comum em idosos. “Com o passar do tempo, todos perdemos massa muscular. Esse processo começa a partir dos 30 anos e vai fragilizando o corpo, tornando-o mais suscetível a lesões”, explica o médico ortopedista e traumatologista de Chapecó Joaquim Reichmann.

Segundo o médico a doença é um sério fator de risco para pessoas de idade avançada, já que as articulações são comandadas pelos músculos e se tornam fracas nos pacientes, diminuindo reflexos e comprometendo a coordenação motora. Essas condições favorecem a incidência de quedas e aumentam o risco de lesões e fraturas.

Os médicos já identificaram as causas da sarcopenia, que ocorre em função da perda de fibras musculares do tipo 2 - que são responsáveis pela força muscular. “Está cientificamente provado que a massa muscular diminui com a idade, ocorrendo perda de tamanho e número de fibras musculares tipo 2 que são responsáveis pela força muscular. Esse processo acelera-se significativamente após os 50 anos”, esclarece Reichmann.


PREVENÇÃO


Apesar de conhecer as causas da doença, ainda não existe tratamento para a sarcopenia. O médico alerta que as terapias atuais para tratar a osteoporose – que ocasiona a perda de massa óssea – não melhoram o equilíbrio, a força e a massa muscular. Por isso, a prevenção é fundamental.

Para amenizar os sintomas, o médico recomenda a prática de exercícios físicos. “Exceto naquelas situações em que outras doenças estão associadas, a indicação inclui atividades como musculação, desde que sejam compatíveis com a idade e condição física do paciente e precedida por avaliação médica”. Os exercícios também devem ser acompanhados por profissionais como fisioterapeutas ou educadores físicos com conhecimento em fisiologia do esporte.

Alimentação balanceada e em alguns casos, a utilização de suplementos de aminoácidos que agem no fortalecimento dos músculos também ajudam a prevenir a doença e aliviar os sintomas.



Fonte e foto: MB Comunicação.






Anuncie aqui

(49) 99955-3619
Saiba mais

Ciclone Bicicletas

(49) 3322-3366
Saiba mais

HORÁRIOS DE VOOS

Confira os horários de voos do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso.

PROGRAMAÇÃO DE CINEMA

Confira a programação de cinema do Shopping Pátio Chapecó.

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Consulta de horários de ônibus em Chapecó.

(49) 99955-3619
contato@portaloestenews.com.br

Newsletter

cadastre-se e receba nossas atualizações