O PORTAL DE NOTÍCIAS DO OESTE
página inicial |
oeste news |
anuncie aqui |
contato



Carta de Chapecó e palestra do Embaixador marcam encerramento do III Seminário Mercosul Cidadão

04/12/2017

A noite de encerramento da terceira edição do Seminário Mercosul Cidadão foi marcada pela leitura e assinatura da Carta de Chapecó, seguidas pela palestra do Embaixador do Brasil na Colômbia, Sr. Júlio Bitelli. A carta reuniu todas as propostas extraídas dos debates paralelos, que aconteceram nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro. O documento foi entregue aos países participantes e ao Parlamento do Mercosul.

O evento é realizado pela Prefeitura de Chapecó e pela UPM (União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul), com o apoio da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. O tema central nesta edição foi “Integração entre os Povos através da Solidariedade”. Promover a cidadania no Mercosul, aproximar os cidadãos e proporcionar o debate de questões comuns aos povos sul-americanos foram os principais objetivos da terceira edição. O seminário serviu, ainda, para subsidiar os parlamentares regionais na elaboração de políticas públicas que promovam melhorias significativas na vida das pessoas.

Entre as discussões paralelas, destaque para I Fórum de Integração – Rota do Milho; IV Fórum de Turismo como Fator de Integração Regional; XIV Fórum do Corredor Bioceânico Central; III Encontro de Autoridades Locais do Mercosul; II Encontro de Universidades e de Reitores; Reunião do Fórum das Mulheres do Mercosul; Reunião do Fórum de Preservação e Uso Racional dos Rios Uruguai e Paraná e do Aquífero Guarani e Reunião da Mesa Diretora da UPM.

Na última noite do evento (01-12), os participantes também puderam acompanhar a palestra do Embaixador Júlio Bitelli, que falou sobre as “Oportunidades da Carreira Diplomática”. O assunto atraiu principalmente o público universitário das áreas do Direito, comércio exterior e relações internacionais. Bitelli também contou algumas passagens da participação dele e do prefeito Luciano Buligon na missão de translado dos corpos da delegação da Associação Chapecoense de Futebol, vítima do acidente aéreo na Colômbia, em novembro do ano passado.

O prefeito de Chapecó e Presidente da Comissão de Relacionamento com Autoridades Locais da UPM, Luciano Buligon, encerrou dizendo que o “III Seminário Mercosul Cidadão entrou para a história do Mercosul como um marco na integração e na busca da cidadania  e da solidariedade entre os povos”.


Júlio Glinternick Bitelli


Paulista de Santo André, é Ministro de Primeira Classe da Embaixada em Bogotá, na Colômbia. Júlio é bacharel em Direito e Mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School. Possui cursos de Preparação à Carreira de Diplomata, de Aperfeiçoamento e de Altos Estudos pelo Instituto de Rio Branco. Entre os cargos e funções que já assumiu estão: Chefe de Gabinete do Ministro de Estado das Relações Exteriores e Adjunto da Assessoria Especial da Presidência da República. Já atuou na Divisão das Nações Unidas, no Departamento de Organismos Internacionais, na Divisão de Direitos Humanos e Meio Ambiente e Divisão Especial do Meio Ambiente. Seu currículo ainda destaca Missões no Brasil e no Exterior, obras publicadas e inúmeras condecorações brasileiras e estrangeiras.



Fonte e foto: Secretaria de Comunicação Social/Prefeitura de Chapecó.





Power Trio Fireball e Rogério Mello
Black Veder e Red Hot Chili Peppers By Organic
Eduardo Gustavo e Lucas & Lorenzzo
Local: Cher

Anuncie aqui

(49) 8817-8283 ou 9955-3619
Saiba mais

Ciclone Bicicletas

(49) 3322-3366
Saiba mais

HORÁRIOS DE VOOS

Confira os horários de voos do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso.

PROGRAMAÇÃO DE CINEMA

Confira a programação de cinema do Shopping Pátio Chapecó.

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Consulta de horários de ônibus em Chapecó.

(49) 99955-3619
contato@portaloestenews.com.br

Newsletter

cadastre-se e receba nossas atualizações