O PORTAL DE NOTÍCIAS DO OESTE
página inicial |
oeste news |
anuncie aqui |
contato



Setor turístico se fortalece em Chapecó

20/12/2017

O setor turístico em Chapecó se fortalece com o desenvolvimento de inúmeras atividades. As ações realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, junto ao trabalho consolidado do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), trazem para o Município atividades que movimentam o turismo, os negócios e em consequência a economia.

Considerada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina a Capital Catarinense dos Eventos de Negócios, de acordo com a Lei nº 14.071, de 31 de julho de 2007, o Município recebe inúmeros visitantes todos os meses. Em 2017, somente no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, passaram mais de 200 mil pessoas.

Organizando e fortalecendo o desenvolvimento dessas ações, o Comtur exerce apoio e organização à pasta. Neste ano o conselho realizou 14 reuniões ordinárias e extraordinárias, para tratar sobre deliberações e encaminhamentos. Além disso, trata diariamente de questões como apresentações de projetos relativos ao desenvolvimento do turismo, ajustes de normativas, atualização da legislação e apoio na realização de eventos consolidados que movimentam a economia do município.

“O Comtur faz um trabalho fundamental em Chapecó. A partir das iniciativas do Conselho delibera questões de incentivo ao turismo, o que impacta diretamente no desenvolvimento socioeconômico. Esse resultado fica em nosso município, gera mais renda e influência diretamente na geração de empregos”, disse o prefeito Luciano Buligon.


Atrativos turísticos


Além do forte turismo de negócio, Chapecó traz uma extensa lista de atrativos turísticos para toda a família. As ações trazem opções culturais gratuitas, proporcionam experiências gastronômicas, oportunizam o conhecimento histórico cultural e aproximam os visitantes da natureza.

“Somos privilegiados pela nossa localização. Aqui, os chapecoenses e os turistas encontram tudo o que precisam para o seu lazer, com inúmeras opções para se divertir e envolver toda a família, opções culturais, esportivas e se aproximam do meio ambiente”, enfatiza Buligon


O que visitar em Chapecó?


Monumento O Desbravador

Homenageia os primeiros desbravadores que colonizaram e construíram o Município. Criado pelo artista plástico Paulo de Siqueira, mostra a figura de um gaúcho empunhando um machado, simbolizando o trabalho. Na mão esquerda, um louro simbolizando a conquista e a vitória. Na base do monumento está o Memorial Paulo de Siqueira, com obras do artista.


Praça Coronel Bertaso

Espaço agradável que contempla história, cultura, lazer e descanso. Conta a história do ciclo da madeira em um mural feito em argamassa de concreto, utilizando técnica mista esgrafiado-mosaico, oferece área de lazer com parque infantil, jogos de mesa e uma bela fonte luminosa com jato d’água.


Galeria Municipal de Arte Dalme Marie Grado Rauen

Localiza-se na Praça Coronel Bertaso, com atendimento monitorado. Neste espaço, regularmente, artistas locais e visitantes expõem suas obras. A Galeria Municipal de Arte foi criada em 2002 homenageando a artista chapecoense Dalme Marie Grando Rauen e visa difundir e fomentar as artes visuais.


Catedral Santo Antônio

Inaugurada em 1956, possuindo 02 torres com 40 metros de altura, estilo franciscano. Vista do alto a Catedral possui formato de cruz. Nos fundos da Catedral há uma gruta em pedra com imagens de Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora das Graças, onde diariamente inúmeras pessoas fazem orações.


Museu de História e Arte Antônio Selistre de Campos

Construído na década de 1940, tem como característica as fundações de pedra e a construção em tijolos maciços sem pilares nem vigas. Há pinturas nas paredes em escariola, técnica que imita o mármore, realizada a base de desempeno e bico de pena. Tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), possui uma relação com a historia local, bem como uma relação com as diversas linguagens artísticas. O museu é constituído por: acervo Arqueológico e Etnológico (Kaingang e Guarani); acervo fotográfico, com fotos que revelam os diversos momentos da história de Chapecó. Av. Getúlio Vargas, 17 N, Centro. (49) 3321 8509.


Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes

Com localização privilegiada e área de 12.920 m2, pode realizar diferentes eventos simultaneamente com conforto e segurança ao público. Além dos quatro auditórios, o salão de convenções para 2.000 pessoas, cafeteria, estacionamento, o teatro tem capacidade para 1.000 pessoas. Essa estrutura proporciona ao público visitante muito lazer, entretenimento, cultura e bons negócios. 


Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves

Local com 210.000 m² para realização de eventos diversos, entre feiras, exposições, Rodeios, shows. Conta com 14 pavilhões, 40 edificações, com aproximadamente 17 mil m² de área coberta, mais área externa e área verde.


Vale do Rio Uruguai

O Vale do Rio Uruguai é o atrativo que proporciona ao visitante as mais belas paisagens naturais, do Mirante da Ferradura se descortina uma linda vista do vale podendo observar o Rio Uruguai e em sua outra margem o Estado do Rio Grande do Sul. Com a Instalação da UHE Foz do Chapecó, o distrito de Goio-Ên, distante 23 km do centro da cidade, foi contemplado com uma bela infraestrutura para receber os visitantes. As atividades náuticas, o banho no lago e o entretenimento em destaque, assim como a gastronomia típica da região.


Trilha do Pitoco

Localizada na Linha Alto Capinzal/Distrito de Goio-Ên, 28 km distante do centro da cidade de Chapecó, a trilha é composta por bela paisagem e 05 cachoeiras, que variam entre 08 e 45 metros de queda d’água. São percorridos cerca de 3 km de trilha (ida e volta) com destino a um verdadeiro recanto ecológico. O nome da trilha deve-se ao fato de que o cachorrinho “Pitoco”, pertencente a Família do Sr. Gumercindo acompanha os visitantes.


Museu Tropeiro Velho

Localizado na Linha Boa Vista, na propriedade da Família Fonseca, possui inúmeras peças que retratam a vida dos antigos moradores de Chapecó e do jeito tropeiro de viver. A propriedade oferece também, área de lazer, camping, lanchonete.


Museu da Cultura Italiana

Localizado na Comunidade da Colônia Cella, o espaço conserva parte da história da imigração italiana, com cerca de 300 peças, na maioria instrumentos de trabalho na agricultura, utilizadas pelos moradores no início do século XX.


Capela São Carlos – Colônia Bacia

Construída na década de 1950 em estilo franciscana, edificada em madeira e telhas de zinco. No ano 2000 a Igreja foi recuperada, como forma de manter e valorizar a história e a cultura.


Gruta de Sede Figueira

O local é composto por 03 grutas e 01 cachoeira. A capela de Nossa Senhora de Lourdes fica em frente a uma das grutas, onde anualmente, no mês de Dezembro, realiza-se Romaria Penitencia. Em meio a mata nativa há a Trilha dos Mistérios do Rosário, com 15 esculturas em pedra de arenito, simbolizando cada um dos mistérios. As obras foram confeccionadas pelo artista chapecoense Cyro Sosnoski.


Mercado Público Regional

Exposição e venda de artesanato e produtos da agricultura familiar oriundos de diversos municípios da região. Há praça de alimentação e espaço para apresentações culturais. Junto ao espaço está o Centro Público de Economia Solidária, onde entidades ligadas ao artesanato local oferecem produtos da cultura regional.



Fonte e foto: Secretaria de Comunicação Social/Prefeitura de Chapecó.






Anuncie aqui

(49) 99955-3619
Saiba mais

Ciclone Bicicletas

(49) 3322-3366
Saiba mais

HORÁRIOS DE VOOS

Confira os horários de voos do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso.

PROGRAMAÇÃO DE CINEMA

Confira a programação de cinema do Shopping Pátio Chapecó.

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Consulta de horários de ônibus em Chapecó.

(49) 99955-3619
contato@portaloestenews.com.br

Newsletter

cadastre-se e receba nossas atualizações