O PORTAL DE NOTÍCIAS DO
GRUPO SUL BRASIL DE COMUNICAÇÃO


Chapecó adere ao Programa Cidade Empreendedora

22/01/2018
Convênio foi assinado entre Prefeitura por meio da Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo e o SEBRAE/SC

Com pouco mais de 200 mil habitantes e ocupando a 18ª colocação no ranking dos municípios brasileiros que mais geram empregos no País, Chapecó passa a contar com mais um incentivo ao empreendedorismo visando o fortalecimento da economia local. Nessa semana o município aderiu ao Programa Cidade Empreendedora do SEBRAE/SC. O objetivo é oportunizar a transformação local por meio da implantação de políticas de desenvolvimento econômico.

A assinatura ocorreu com a presença do coordenador regional oeste do SEBRAE/SC Enio Albérto Parmeggiani, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Chapecó Marcio Ernani Sander, o prefeito de Chapecó em exercício Elio Cella, o diretor de incentivo ao empreendedorismo Arthur Badalotti Smaniotto e o gerente de incentivo ao empreendedorismo Dionafer Rodrigo Alves.

Sander salienta que a parceria com o SEBRAE/SC existe há muitos anos e relata que nas ações de valorização do governo existe uma diretoria que cuida do empreendedorismo e uma gerencia de assuntos de tecnologia e inovação, dois segmentos que tem andado junto para efetuar parcerias a fim de incentivar a expansão dos setores e colocar Chapecó cada vez mais em destaque.

“Já contamos, também em parceria com o SEBRAE/SC, com a Sala do Empreendedor na qual são repassadas orientações administrativas e jurídicas. Com o programa Cidade Empreendedora teremos acesso a um levantamento que identificará oportunidades de investimentos no município. Incentivaremos os micro e pequenos empreendedores a crescer e, futuramente, criarem novos postos de trabalho ampliando a geração de emprego e o desenvolvimento socioeconômico de Chapecó”, pontua o secretário.

O prefeito em exercício considera uma oportunidade para a criação de uma base de informação em que poderão ser estabelecidos novos planos de ação. “Além disso, auxiliará na identificação de oportunidades de melhorias com planejamento estratégico para a gestão municipal nos diferentes setores. Esse diagnóstico que será oportunizado pelo programa Cidade Empreendedora, servirá como base para que possamos pensar novas estratégias de desenvolvimento dos diferentes setores da economia”.


AÇÕES


O coordenador regional oeste do SEBRAE/SC Enio Parmeggiani explica que a intenção do Cidade Empreendedora é apoiar os municípios no diagnóstico, estruturação e implementação de ações que potencializem o desenvolvimento socioeconômico. Serão mais de 20 profissionais e técnicos que o SEBRAE/SC colocará à disposição do município no período de um ano somente nesta primeira etapa que tem lançamento oficial previsto para a segunda quinzena de fevereiro

“O projeto disponibiliza mais de 30 soluções no município de Chapecó com capacidade de atender demandas que abordam desde a questão da promoção da cultura do empreendedorismo, compras públicas, com a preparação dos Pequenos Negócios para participar de certames de aquisição do setor público, preparação de atores do desenvolvimento econômico, identificação de oportunidades e reflexão das estratégias que podem ser utilizadas visando estruturar políticas públicas de apoio aos pequenos negócios, que serão referenciados pelo diagnóstico econômico profundo com a apresentação dos principais dados das atividades econômicas, ranqueando empresas, empregos e valor adicionado ao movimento do município”.

Parmeggiani ressalta que a iniciativa permite que sejam estabelecidos eixos estratégicos da área econômica que serão implementados com visão e planejamento de médio e longo prazo. “Também auxilia no apoio dos processos internos de gestão especialmente colaborando com o esforço de simplificação dos processos de abertura de novos negócios. Outro instrumento é o Plano de Desenvolvimento Estratégico que busca definir o conjunto de projetos prioritários, visando atender as prioridades e o acompanhamento da execução de cada projeto selecionado visando otimizar os recursos, melhorar os processos e obter avanços para a comunidade e as empresas”, complementa.

O diretor de incentivo ao empreendedorismo Arthur Badalotti Smaniotto avalia que este é um projeto de governo estabelecido para transformar Chapecó em uma cidade atrativa para os empreendedores já existentes e aqueles que pensam em empreender futuramente. “Os focos do projeto serão os eixos do município em números; desburocratização e informatização dos processos; educação para o empreendedorismo, compras governamentais e plano de desenvolvimento econômico.

As micro e pequenas empresas representarem mais de 1/4 do PIB brasileiro e mais de 50% dos empregos formais. Esses números tendem a crescer, com adoção de políticas públicas de facilitação de crédito (fundo garantidor) e incentivo a formalização (MEIs). “Chapecó está avançando cada vez mais para facilitar a vida de quem deseja investir e morar”, finaliza o diretor.



Fonte e foto: MB Comunicação.






Anuncie aqui

(49) 99955-3619
Saiba mais

Ciclone Bicicletas

(49) 3322-3366
Saiba mais

HORÁRIOS DE VOOS

Confira os horários de voos do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso.

PROGRAMAÇÃO DE CINEMA

Confira a programação de cinema do Shopping Pátio Chapecó.

(49) 99955-3619
contato@portaloestenews.com.br

Newsletter

cadastre-se e receba nossas atualizações