O PORTAL DE NOTÍCIAS DO
GRUPO SUL BRASIL DE COMUNICAÇÃO


Inovações no agronegócio são apresentadas na 20ª edição do Itaipu Rural Show

26/01/2018
SEBRAE/SC apresenta ações e projetos que estimulam o crescimento do setor

Desenvolver os empreendimentos de produtores rurais e de pequenos empresários da cadeia produtiva do agronegócio estimulando a competitividade e a sustentabilidade estão entre os objetivos do SEBRAE/SC durante a 20ª edição do Itaipu Rural Show, no Centro de Difusão de Tecnologias da Cooperitaipu, em Pinhalzinho. Até este sábado (27) os visitantes terão a chance de conhecer melhor as diversas ações desenvolvidas.

Melhoramento genético, vitivinicultura, apicultura, erva-mate e fruticultura integram as ações das Clínicas Tecnológicas. Os visitantes do Itaipu Rural Show poderão conferir resultados alcançados através desse trabalho. O coordenador regional oeste do SEBRAE/SC Enio Albérto Parmeggiani ressalta que é possível ver na prática soluções tecnológicas que podem impulsionar as diferentes atividades do agronegócio catarinense.


POTENCIAL TURÍSTICO


O turismo do grande oeste catarinenses também está presente no estande do SEBRAE/SC. Estão sendo trabalhados três eixos temáticos: rural, aventura e termal. Em evidência está o Vale das Águas, roteiro turístico criado em 2016 e que tem expandido o crescimento da região envolvendo cerca de 27 municípios.

“A intenção é que cada cidade desenvolva o seu produto a fim de demonstrar a diversidade turística do Oeste, a qual é muito rica. O SEBRAE/SC busca, através de seus projetos, demonstrar que a região pode deixar de ser apenas um ‘corredor’ que leva turistas argentinos, por exemplo, ao litoral catarinense, para se tornar um ponto de parada e interesse. Temos muito a explorar turisticamente, mas para isso é preciso um trabalho contínuo e a longo prazo”, observa a consultora de turismo credenciada ao SEBRAE/SC Karla Hall.


STARTUPS


A presença das startups busca apresentar aos visitantes ideias inovadoras que dão resultados positivos ao agronegócio. Startup significa começar algo e normalmente está relacionado com empresas em fase inicial de suas atividades e que buscam explorar a inovação. Desenvolve um produto ou serviço extremamente inovador e busca um modelo de negócios repetível. É escalável porque tem um grande potencial de crescimento.

Parmeggiani salienta que no Itaipu Rural Show estão presentes cerca de 12 startups, novas empresas inovadoras que surgem para resolver problemas reais do agronegócio e apresentam soluções tecnológicas e inovadoras com processos avançados e de baixo custo que visam a melhoria de produção e rentabilidade nas empresas rurais.

O diretor e sócio fundador da startup Coopig Iskailer Rodrigues apresenta o trabalho na área de suinocultura. Após uma pesquisa com mais de 400 produtores Rodrigues chegou ao sistema de gestão de produtividade que controla temperatura, consumo de água, ração, umidade, concentração de gases e também crescimento do animal, ganho de peso diário e total e conversão alimentar. Atualmente a Coopig atende 40 propriedades entre Santa Catarina e Paraná.

“Essas informações permitem que os produtores rurais, junto com os técnicos de cooperativas, tomem decisões mais assertivas. Alia a tecnologia com inteligência artificial apresentando soluções e qualificando a gestão a fim de ampliar a produtividade e, consequentemente, trazer menos desperdício e mais retorno financeiro”, esclarece Rodrigues.


ROTA DO MILHO


O secretário de Agricultura e Pesca do Estado de Santa Catarina Moacir Sopelsa, deputados estaduais e federais e demais autoridades vinculadas ao setor do agronegócio catarinenses reuniram-se, durante o Itaipu Rural Show, no estande do SEBRAE/SC junto com o diretor técnico do SEBRAE/SC Anacleto Ortigara para uma reunião sobre a situação da Rota do Milho.

Os esforços para a concretização do projeto representam uma vitoriosa articulação obtida com o envolvimento da executiva do Núcleo Estadual da Faixa de Fronteira de SC (NFSC), do Fórum de Competitividade e Desenvolvimento para o Oeste de SC com o Bloco dos Prefeitos do Mercosul (BRIPAM), Associações dos Municípios do Oeste de Santa Catarina, FACISC, FIESC, ACAV, Fecoagro, Assembleia Legislativa, Agências de Desenvolvimento Regional  com apoio técnico do SEBRAE/SC, entre outros parceiros.

“A Rota do Milho oportunizará a liberação de transporte através de balsas sobre o Rio Paraná, na localidade de Mayor Julio Otaño (Paraguai), Eldorado (Argentina), com entrada em Santa Catarina via Porto Seco de Bernardo de Irigoyen em Misiones (Argentina) e Dionísio Cerqueira (Santa Catarina/BR). Outra passagem entre São Pedro (Misiones/AR) e Paraíso (Santa Catarina) também possui ações em andamento para atender as demandas. Será uma grande conquista para o agronegócio catarinense”, reforça o coordenador regional oeste do SEBRAE/SC.


ITAIPU RURAL SHOW


O Itaipu Rural Show tem por objetivo mostrar as tecnologias e tendências do agronegócio. Direcionado a produtores rurais de todo o País, reúne mais de 300 empresas de diferentes segmentos. “O evento é consolidado em Santa Catarina e tem participação estratégica no desenvolvimento do agronegócio de Pinhalzinho e região”, destaca o presidente da Cooperitaipu, Arno Pandolfo.



Fonte e foto: MB Comunicação.






Anuncie aqui

(49) 99955-3619
Saiba mais

Ciclone Bicicletas

(49) 3322-3366
Saiba mais

André & Cristiano e Projeto Funkaholic
Letícia Galeano e Marcos & Luciano
Local: Cher

HORÁRIOS DE VOOS

Confira os horários de voos do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso.

PROGRAMAÇÃO DE CINEMA

Confira a programação de cinema do Shopping Pátio Chapecó.

(49) 99955-3619
contato@portaloestenews.com.br

Newsletter

cadastre-se e receba nossas atualizações