O PORTAL DE NOTÍCIAS DO
GRUPO SUL BRASIL DE COMUNICAÇÃO


Cidade do Idoso e Restaurantes Populares retomam atividades

05/02/2018

“Ainda bem que abriu a Cidade do Idoso, eu já estava cansado de ficar em casa, estava com saudade dos meus amigos”. Essa foi a fala de Nelson Rech, do bairro Palmital, que participa da Cidade do Idoso há 09 anos. Ele faz aula de musculação e cuida do setor da sinuca, sendo responsável por cuidar das mesas e tacos. “Aqui na Cidade do Idoso somos todos amigos, temos a mesma idade e gostamos de conversar, jogar e estar junto com os conhecidos”, comentou.

A segunda-feira 05 de fevereiro foi um dia especial para a Secretaria de Assistência Social de Chapecó, pois reabriram os Restaurantes Populares e a Cidade do Idoso. Depois das férias dos usuários e ajustes como limpeza e pequenas manutenções, os serviços voltam a ser oferecidos à população chapecoense.

Na Cidade do Idoso estão cadastrados atualmente 1.800 idosos em um serviço mantido totalmente pela Administração Municipal. Visa trazer qualidade de vida aos idosos em um espaço pensado e direcionado aos idosos, com atividades físicas e troca de experiências. O horário de atendimento é das 08 às 12 e das 13 às 17 horas.

No espaço, os usuários têm acesso à oficina de informática, sala de cine vídeo, grupo de dança, ginástica, musculação, pilates, grupo vocal, caminhada orientada, hidroginástica, hora cultural, shows de talentos, campeonatos, palestras educativas, jogos de mesa (canastra, dominó, sinuca, três sete) e de bocha. Eles podem participar ainda do curso de alfabetização para idosos e recebem atendimento na área da saúde. Além disso, está instalada na Cidade do Idoso a Cozinha Comunitária. O espaço fornece gratuitamente aos idosos cerca de 250 refeições por dia.

Além de todos os serviços oferecidos pelo município, tem ainda os parceiros que oferecem serviços gratuitos aos idosos. As universidades – Unochapecó e Unoesc – com atendimento de dentistas, fisioterapeutas e enfermagem através dos cursos das instituições. Também Escola Mano Muniz e Embeleze para corte de cabelo masculino e feminino.

Para participar da Cidade do Idoso é necessário ter no mínimo 60 anos e cadastro mediante apresentação de documento de identidade e comprovante de residência. Depois disso, os idosos passam por avaliação médica que direcionará cada idoso para as atividades físicas que pode realizar. Cada um idoso poderá frequentar o espaço pelo menos duas vezes por semana.


Restaurante Popular


Os Restaurantes Populares de Chapecó ampliam a oferta de refeições nutricionalmente adequadas a um custo acessível à população. Cerca de 50% do valor das refeições são custeadas pela Administração Municipal. Desta forma, a intenção é contribuir para a redução do número de pessoas em situação de insegurança alimentar.

A equipe de trabalho do restaurante é composta por um coordenador, nutricionista, auxiliar administrativo, almoxarife, cozinheira, auxiliar de cozinha, auxiliar de serviços gerais. Os cardápios são elaborados por nutricionistas e os alimentos servidos nos Restaurantes Populares são adquiridos com recursos próprios da prefeitura por meio de licitação. Também através do PAA - Programa de Aquisição de Alimentos, com produtos de empresas e agricultores, maioria de Chapecó e alguns de municípios vizinhos.

O Bandejão incentiva atividades voltadas para a área de segurança alimentar e nutricional, como oficinas, campanhas educativas e projetos de capacitação. Devido ao êxito deste trabalho, o restaurante já recebeu premiações, dentre elas o Prêmio Josué de Castro, em Modelagem de Gestão bem Sucedida, oferecido pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, no ano de 2008.

O Restaurante Popular “Bandejão I” está localizado na Rua Marechal Floriano Peixoto, nº 60 O, no centro de Chapecó e atende das 11 às 14 horas. O valor da refeição é R$ 3,00. Em 2016 o espaço serviu mais de 210 mil refeições, em 2017 foram 120 mil refeições e a previsão para 2018 é servir 220 mil refeições.

O Restaurante Popular da Efapi, o “Bandejão II”, está localizado na Rua Surucuá, esquina com Cunha Porã, nº 26 E, Loteamento Sereno Soprana e atende das 11 às 14 horas. O valor da refeição é R$ 3,00. Em 2016  oram servidas 29 mil refeições, em 2017 foram 93 mil refeições e a previsão para 2018 é de 105 mil refeições.



Fonte e foto: Secretaria de Comunicação Social/Prefeitura de Chapecó.






Anuncie aqui

(49) 99955-3619
Saiba mais

Ciclone Bicicletas

(49) 3322-3366
Saiba mais

HORÁRIOS DE VOOS

Confira os horários de voos do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso.

PROGRAMAÇÃO DE CINEMA

Confira a programação de cinema do Shopping Pátio Chapecó.

(49) 99955-3619
contato@portaloestenews.com.br

Newsletter

cadastre-se e receba nossas atualizações