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‘Mude 1 hábito’ e deixe de lado o sedentarismo

19/03/2018

Considerado o mal do século, o sedentarismo é uma das principais causas da obesidade. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontam que 50% dos brasileiros maiores de 20 anos estão acima do peso por serem sedentários. A facilidade da vida moderna, aliada às tecnologias, contribui para o aumento desse problema, que também é um dos fatores de risco para o desenvolvimento de outras doenças como as cardiovasculares, diabetes, bem como colesterol e pressão arterial elevados. 

“Além disso, pessoas sedentárias são mais frequentemente acometidas por depressão, doenças articulares e osteoporose”. A afirmação é do médico especialista em clínica médica e coordenador do setor de Medicina Preventiva da Unimed Chapecó, Dr. José Inácio Ferreira Pires. O médico explica que o sedentarismo pode ser revertido com a prática de uma atividade física planejada, estruturada e repetitiva, ou seja, é recomendável buscar um exercício com o qual se tenha alguma afinidade, para garantir aderência e continuidade na realização.

O Colégio Americano de Medicina do Esporte recomenda 30 minutos de exercícios físicos aeróbicos com intensidade moderada, em uma frequência de cinco vezes por semana, ou 20 minutos em intensidades mais vigorosas três vezes por semana. “Também é recomendada a prática de algum exercício com pesos, os anaeróbicos, para o desenvolvimento de força muscular”, complementam Dr. Inácio.

O médico explica que a prática regular de atividade física tem efeito benéfico sobre variáveis fisiológicas como a frequência cardíaca e a pressão arterial, provocando alterações autonômicas importantes que influenciam positivamente o aparelho circulatório. “A melhora dos níveis sanguíneos de glicose e colesterol nos praticantes de atividade física regular também contribui para reduzir a incidência de doenças cardíacas”, conclui.


Mude 1 Hábito


Uma iniciativa da Unimed do Brasil, intitulada ‘Mude 1 Hábito’ propõe alterações na rotina de quem quer mudar de vida. Entre as sugestões, iniciar uma atividade física é um dos itens propostos. O projeto defende que a prática de exercícios físicos ajuda a ter uma vida mais saudável e a ter mais energia durante o dia a dia.

Praticar uma atividade física pode ser mais fácil do que se imagina de acordo com o educador físico da Unimed Chapecó, Rafael Paz. Ele explica que, para os adultos, entre 18 e 64 anos a atividade física inclui lazer (passeios, dança, jardinagem); de locomoção (caminhar ou pedalar); ocupacionais (trabalho), além de tarefas domésticas, jogos, esportes ou o próprio exercício planejado. “Uma rotina ativa é recomendada para aprimorar a saúde cardiorrespiratória, muscular e óssea, reduzindo a incidência de doenças crônicas não transmissíveis e depressão”, afirma.

Para Rafael, o maior problema do sedentarismo não é o agora, mas sim, as consequências em longo prazo já que, segundo ele, ser sedentário é uma decisão pessoal e reverter a situação é muito simples. “Comece com uma caminhada até o mercado ao invés de ir de carro, suba de escadas ao invés de elevador, vá ao seu trabalho a pé”, sugere.

Recomenda-se ainda a prática de atividades de fortalecimento muscular, que envolva os principais grupos musculares em dois ou mais dias da semana. “Lembrando que adultos inativos ou com limitações decorrentes de doença já obterão avanços na manutenção da saúde se passarem a praticar qualquer tipo de atividade física, mesmo abaixo dos níveis recomendados”, salienta ao destacar que grupos como, gestantes, mulheres no período pós-parto e pacientes cardíacos também podem e devem praticar atividades físicas, sempre mediante assistência médica e auxílio de um profissional da área.



Fonte: Andressa Rocha;
Foto e divulgação: MB Comunicação.






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