O PORTAL DE NOTÍCIAS DO
GRUPO SUL BRASIL DE COMUNICAÇÃO


Musculação para os adolescentes: saiba quais são os cuidados

09/04/2018

Aumento de força crescimento da densidade óssea, diminuição da gordura corporal, menor risco de desenvolvimento de obesidade, auxílio ao controle do peso corporal, redução da pressão arterial em adolescentes que sofrem de hipertensão, prevenção ou atraso no aparecimento de pressão arterial alta. Estes são alguns dos benefícios da prática de musculação na adolescência. “Afinal, desde que seja feita com orientação de profissionais capacitados, a atividade não traz prejuízos para a saúde”, destaca o médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann.

Segundo o médico, houve um tempo em que se acreditava que os exercícios com pesos dificultariam a fase do crescimento. Porém, alguns cuidados são fundamentais para evitar danos à saúde, como por exemplo, sobrecarga dos joelhos e distensões musculares.

Reichmann faz o alerta em função do crescente número de adolescentes lesionados que procuram as clínicas ortopédicas. “É essencial que eles tenham sempre orientação de um educador físico que prescreverá os exercícios de acordo com as possibilidades e limitações de cada um”. 

Com relação aos benefícios da musculação ao público jovem, o médico aponta o aumento da força, melhora da autoestima, correção da postura, aumento da concentração, maior flexibilidade e condicionamento físico, aumento da densidade mineral dos ossos, entre outros.

O tempo de exercício deve ser em média de 50 minutos por sessão ou fixado conforme as metas a serem alcançadas. Reichmann recomenda um intervalo para o organismo se recuperar entre uma sessão e outra e sugere, como frequência ideal, três vezes por semana, com exceção dos atletas de competição. “Também é importante para quem está praticando musculação não se esquecer do alongamento muscular, principalmente nas regiões lombar e posterior das pernas”.

Para as meninas, Reichmann indica a atividade muscular com pesos menores e aumento no número de exercícios. No entanto, as orientações de um profissional são importantes para evitar exercícios errados que podem provocar distensões musculares, além de dores nas costas, joelhos, pernas e problemas posturais.

Quanto ao momento certo para iniciar as atividades musculares, o médico diz que não existe uma idade ideal. “Cada caso é um caso, depende da pretensão. O que não pode haver são excessos de atividades desportivas que podem levar a problemas tipo osteocondrite (inflamação no núcleo de crescimento dos ossos), má postura, tendinites, dores musculares e dores nas articulações”, alerta.



Fonte e foto: MB Comunicação.






Anuncie aqui

(49) 99955-3619
Saiba mais

Ciclone Bicicletas

(49) 3322-3366
Saiba mais

Brenno & Matheus e Lucas & Higor Lima
Local: Cher

HORÁRIOS DE VOOS

Confira os horários de voos do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso.

PROGRAMAÇÃO DE CINEMA

Confira a programação de cinema do Shopping Pátio Chapecó.

(49) 99955-3619
contato@portaloestenews.com.br

Newsletter

cadastre-se e receba nossas atualizações