O PORTAL DE NOTÍCIAS DO OESTE
página inicial |
oeste news |
anuncie aqui |
contato



Campanha “Jeito catarinense, o jeito certo de fazer as coisas” é lançada em Chapecó

25/04/2018
Iniciativa da ACAERT alcançará 120 mil estudantes em todo o Estado

“Estamos muito gratos e felizes em ser o primeiro município catarinense a receber uma política pública inspirada em um País que é nosso coirmão: a Colômbia. Essa campanha é magnifica e, sem dúvidas, trará para as escolas a cultura da gentileza e das boas maneiras. É uma corrente do bem”, destacou o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, durante o lançamento da campanha “Jeito Catarinense – o jeito certo de fazer as coisas”, nesta terça-feira (24), na Escola de Educação Básica Marechal Bormann, em Chapecó.

A campanha é uma iniciativa da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) com apoio do Governo do Estado e apoio institucional da Fecomércio/SC e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). O objetivo, conforme explicou o presidente da ACAERT Marcello Corrêa Petrelli, é mobilizar a população a aderir atitudes que proporcionem o bem-estar coletivo, estimulando ações positivas e desencorajando as negativas. “Cento e vinte mil alunos, de 8 a 12 anos, de 892 escolas da Rede Estadual de Ensino receberão cartilhas e cartões para traduzir o jeito catarinense de fazer as coisas certas”, explicou.

O lançamento contou com a presença do governador de Santa Catarina Eduardo Pinho Moreira, o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, além de outras autoridades da educação catarinense.

A campanha é inédita no Brasil e mostra o diferencial de Santa Catarina para todo o País. Petrelli reforçou que a radiodifusão faz o papel de mostrar, divulgar e promover as boas atitudes em todo o Estado. Conforme explanou, é de fundamental importância que cada pessoa entenda a sua parcela de contribuição perante a sociedade e tenha a consciência de agir de maneira correta em diferentes situações do dia a dia.


EXERCENDO A CIDADANIA


“Jeito Catarinense – o jeito certo de fazer as coisas” passa a circular nas escolas estaduais de Santa Catarina com 10 mil cartilhas com conteúdo analisado e aprovado por pedagogos e educadores. A iniciativa surgiu a partir de um exemplo que deu certo na cidade de Bogotá, na Colômbia, quando em meados de 1990 o município era visto como o mais criminalizado do mundo. Após uma campanha semelhante tornou-se hoje referência em cidadania para todo o mundo.

A cartilha traz dicas sobre o jeito certo de cuidar da saúde, tratar as pessoas, a natureza e andar no trânsito, demonstrando em situações corriqueiras do cotidiano como proceder em cada situação. Com os cartões verdes e vermelhos, as crianças indicarão aos adultos a satisfação (verde) e a insatisfação (vermelho) com as ações do dia a dia.

O gestor da escola Marechal Bormann, Edevilson Sacon, aprovou a ideia. “A campanha vem de acordo com ações que já são desenvolvidas na escola como a Conferência do Meio Ambiente e o Aluno Destaque, as quais incentivam o bom relacionamento dos estudantes com a sociedade. Nosso papel é estimular as crianças para que se tornem adultos conscientes de suas responsabilidades e seu papel mediante a sociedade”, declarou.

De acordo com o governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira, esse é um momento importante para Santa Catarina. Observou que os bons exemplos oportunizam bons resultados. “O que queremos é estimular a cidadania nas escolas, esses bons exemplos são uma grande arrancada para mostrar que podemos fazer as coisas do jeito certo. A escola é a base para esses bons exemplos e serve como o alicerce na formação de nossas crianças que são o futuro de nosso País”.

O secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, destacou que a campanha desenvolverá na prática ações de cidadania e envolvimento comunitário que serão realizados com o espírito de cooperação e amor ao próximo. “É cuidando das pessoas que estamos cuidando do futuro que queremos. A cidadania é um dos principais tópicos pelo qual a educação tem para desenvolver os seus estudantes”, finalizou.



Fonte e foto: MB Comunicação.






Anuncie aqui

(49) 99955-3619
Saiba mais

Ciclone Bicicletas

(49) 3322-3366
Saiba mais

HORÁRIOS DE VOOS

Confira os horários de voos do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso.

PROGRAMAÇÃO DE CINEMA

Confira a programação de cinema do Shopping Pátio Chapecó.

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Consulta de horários de ônibus em Chapecó.

(49) 99955-3619
contato@portaloestenews.com.br

Newsletter

cadastre-se e receba nossas atualizações