O PORTAL DE NOTÍCIAS DO OESTE
página inicial |
oeste news |
anuncie aqui |
contato



SEBRAE/SC lança programa inédito para pequenas empresas familiares com grande capacidade de expansão

02/05/2018

O Sebrae/SC lançou, na última semana, em São Miguel do Oeste uma proposta inédita para pequenas empresas familiares com grande capacidade de expansão. O evento, que contou com a presença de lideranças e empresários, oportunizou apresentar o Programa Gestão de Indicadores de Resultados (GIR) – iniciativa considerada sucesso no Brasil e nas regiões catarinenses onde foi aplicada. A solução oportuniza aos empreendimentos a adoção de um modelo de gestão com base em indicadores e metas para aumentar a competitividade no mercado.

A programação iniciou com a palestra conduzida pelo consultor credenciado ao Sebrae/SC, empresário na área de consultoria, construção civil e investidor de startups, Ricardo Titericz, e encerrou com uma ampla abordagem sobre o GIR, conduzida pelo gestor de negócios do Sebrae/SC, Spyros Diamantaras.

Segundo Spyros, o GIR foi criado por especialistas em pequenos negócios para que o empreendimento cresça, lucre e seja competitivo. É destinado para empresas de pequeno porte que possuem uma gestão mais complexa e estruturada, mas que necessitam aprimorar para obter um olhar mais estratégico. São negócios com atuação acima de dois anos e com mais de 20 funcionários.

“Percebemos que existem empresas que cresceram, porém os proprietários continuam trabalhando com as mesmas práticas de gestão utilizadas no período em que utilizavam quando o negócio era de menor porte. Com a aplicação dessa solução será possível não somente departamentalizar a empresa mas, principalmente, atuar junto a esses departamentos utilizando indicadores, metas e resultados”, justificou.

O GIR tem duração de 14 meses e inclui atividades coletivas, workshops e atendimentos empresariais, mas o grande diferencial são as consultorias exclusivas que acontecem na organização com carga horária de 127 horas.  “Costumamos dizer que é um MBA executivo que não perde em nada para fornecedores nacionais. A partir do momento que existem indicadores, o maior resultado é a capacidade de gerenciar estrategicamente e delegar funções para as equipes. Com isso, é possível ganhar muito em aumento de produtividade, qualidade e, consequentemente, competitividade”, afirmou o gestor de negócios do Sebrae/SC.

Para o coordenador regional extremo oeste do Sebrae/SC, Udo Trennepolh, as pequenas empresas têm uma importância estratégica para a geração de empregos na região. Considerado essencialmente empreendedor, este território destaca-se pela criação de novos negócios que são concretizados na forma de micro e pequenas empresas, muitas vezes, familiares. “No início, geralmente são muito bem-sucedidos, mas com o crescimento surgem algumas dificuldades na gestão em razão dos novos desafios e do novo momento dos negócios. O GIR surgiu justamente para atender a essa necessidade, visando uma gestão eficiente, com decisões baseadas em indicadores, possibilitando trabalhar de maneira planejada e, consequentemente, atingir as metas dos negócios”.


GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE


Em sua explanação, Ricardo Titericz argumentou sobre o tema “Gestão em Tempos de Crise”. O objetivo foi mostrar aos empresários a importância de se preparar para momentos de instabilidade econômica e demonstrar estratégias para evitar que o cenário econômico desfavorável afete no lucro dos negócios. Segundo ele, os efeitos negativos ocorrem por falta de uma gestão orientada para resultados porque a empresa não está focando na lucratividade. “A preocupação, muitas vezes existe, mas as decisões tomadas não conseguem identificar se aquela ação gerou resultados positivos”.

De acordo com Ricardo, a primeira medida, muitas vezes, é cortar despesas, reduzindo quadro de pessoal, pois o empresário não se dá conta de que a equipe ajudará no crescimento dos negócios. O foco é ter uma equipe de vendas e, vender bem, não significa comercializar mais, mas sim vender um produto que traz resultado para a empresa.

A maioria das empresas nasce de uma gestão familiar e, à medida que cresce, essa forma de gerir não está mais adaptada à realidade da organização. “As decisões continuam sendo do empresário, porém por não ter uma gestão adaptada à realidade do negócio, começa a entrar em crise. É necessário conhecer a organização para que possa delegar sua equipe e, com isso, ter tempo para desenvolver um planejamento para que todos se direcionem para o mesmo sentido e trabalhem de forma alinhada. É fundamental que todas as áreas conheçam as ações e os indicadores”, concluiu ao mencionar a importância do GIR.

Informações e inscrições para o Programa GIR podem ser obtidas no Sebrae/SC em São Miguel do Oeste, pelo telefone (49) 3631 2100.  



Fonte e foto: MB Comunicação.






Anuncie aqui

(49) 99955-3619
Saiba mais

Ciclone Bicicletas

(49) 3322-3366
Saiba mais

HORÁRIOS DE VOOS

Confira os horários de voos do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso.

PROGRAMAÇÃO DE CINEMA

Confira a programação de cinema do Shopping Pátio Chapecó.

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Consulta de horários de ônibus em Chapecó.

(49) 99955-3619
contato@portaloestenews.com.br

Newsletter

cadastre-se e receba nossas atualizações