O PORTAL DE NOTÍCIAS DO OESTE
página inicial |
oeste news |
anuncie aqui |
contato



Impacto econômico com acidentes de trânsito chega a R$ 199 bi

16/05/2018
Esse tipo de ocorrência foi responsável por mais de 41 mil mortes somente em 2017

O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) chamou atenção para a importância de campanhas voltadas a prevenção de acidentes de trânsito. Em discurso nesta quarta-feira (16), na Assembleia Legislativa, ele citou que esse tipo de ocorrência foi responsável por mais de 41 mil mortes somente em 2017, ocasionando diversas perdas sociais e econômicas para o país. Os dados são de um estudo elaborado pela Escola Nacional de Seguros.

"A conscientização ainda é o melhor caminho para se prevenir acidentes, por isso, precisamos criar os mecanismos para que isso aconteça. Uma das alternativas, por exemplo, é editar leis de trânsito independentes em cada estado, como ocorre nos Estados Unidos", explica Caropreso. "No momento em que as pessoas quantificarem monetariamente os números, talvez seja possível de o governo também agir, com punição, fiscalização e educação, buscando assim reduzir essa estatística monstruosa", acrescenta.

O parlamentar destacou que os acidentes graves ocorridos em 2017 no trânsito brasileiro provocaram impacto de R$ 199 bilhões na economia. "Os acidentes representam a nona causa de mortalidade no mundo e ocupam a quarta posição em Santa Catarina. O custo é elevado para o sistema de saúde, tanto na área de atendimento como na reabilitação."

Outros dados apresentados pelo deputado são de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas em Santa Catarina. Segundo Caropreso, em 2017, a Secretaria de Estado da Saúde registrou, em cinco hospitais de gestão estadual, 5.728 atendimentos de motociclistas nas emergências. Desses, 3.530 foram registrados no Hospital Regional São José Dr. Homero de Miranda Gomes. No período de janeiro a março de 2018, nesses mesmos hospitais, 1.422 motociclistas deram entrada nas emergências.

"Enquanto o cidadão estiver preocupado apenas com a multa que tomará se beber e dirigir, ou se forçar uma ultrapassagem ou, ainda, se der uma olhadinha rápida no celular, muitas vidas serão ceifadas. É urgente e necessário que cada um avalie os riscos que o seu comportamento pode trazer nos deslocamentos diários no trânsito", concluiu o parlamentar.



Fonte: Isabel Debatin/Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual Dr. Vicente Caropreso;
Foto: Eduardo Guedes/Agência AL.






Anuncie aqui

(49) 99955-3619
Saiba mais

Ciclone Bicicletas

(49) 3322-3366
Saiba mais

HORÁRIOS DE VOOS

Confira os horários de voos do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso.

PROGRAMAÇÃO DE CINEMA

Confira a programação de cinema do Shopping Pátio Chapecó.

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Consulta de horários de ônibus em Chapecó.

(49) 99955-3619
contato@portaloestenews.com.br

Newsletter

cadastre-se e receba nossas atualizações