O PORTAL DE NOTÍCIAS DO
GRUPO SUL BRASIL DE COMUNICAÇÃO


Estacionamento rotativo começa a operar com nova tecnologia a partir de segunda-feira

28/06/2018
Os novos equipamentos vão permitir mais autonomia ao usuário

A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Defesa do Cidadão e Mobilidade e da Caiuá Assessoria, Consultoria e Planejamento (empresa responsável pelo estacionamento), dá início a partir do dia 02 de julho à operação do novo sistema do estacionamento rotativo do Município. Apresentado oficialmente durante o Maio Amarelo do ano passado, o parquímetro passou pelo processo de aquisição e implantação dos equipamentos, testes e ajustes na tecnologia, além da apresentação para a comunidade chapecoense que durante esse período pode se adaptar com a novidade.

A operação manual com a utilização dos bottons passará agora para o cartão e moeda através do controlador eletrônico, sem alteração no valor das tarifas. Além disso, com este sistema não haverá mais demarcação de vagas de estacionamento, necessitando apenas que o usuário digite a placa do seu veículo.

De acordo com a secretária de Defesa do Cidadão e Mobilidade Urbana Luciane Stobe, a principal mudança está na autonomia do usuário. “Com esse novo parquímetro eu vou apenas informar a placa do meu veículo, escolher a forma de pagamento e o tempo desejado. A partir de agora eu tenho autonomia para comprar crédito, marcar o tempo de uso do espaço e até regularizar meu aviso de irregularidade sem necessitar especificamente das orientadoras”, explica Stobe. Mesmo assim as orientadoras continuam auxiliando a população e também fazendo o controle do estacionamento que será feito pela placa do veículo.

Outra mudança importante está no número de equipamentos. Antes era necessário um parquímetro por quadra para fazer o controle das vagas, agora embora sejam 170 unidades do controlador, apenas um deles já seria capaz de operar o sistema inteiro. A nova tecnologia garante a comunicação entre um equipamento e outro, possibilitando ao usuário registrar o uso da vaga em uma rua e informar a saída em um parquímetro instalado em outra. E, para garantir mais rotatividade, o estacionamento passa a operar apenas com uma zona de duas horas de permanência, diferente do que acontecia antes quando o usuário escolhia pela zona verde (3h) e zona azul (2h).


Transição para o novo sistema


O sistema entra em operação no dia 02 de julho, mas segue em período de transição até 02 de agosto, para que os usuários possam se adaptar ao novo sistema. Neste período a população poderá usar os dois equipamentos e trocar os bottons pelo cartão na Central de Atendimento da Caiuá.

Alterações também estão sendo feitas neste período nas vagas destinadas aos idosos e pessoas com deficiência (PCD). Os espaços estão sendo novamente demarcados deixando as primeiras vagas de cada quadra ao PCD por estar mais próxima das rampas de acesso e as de idosos em frente aos parquímetros, deixando o estacionamento rotativo mais acessível a essas pessoas.


Confira as principais mudanças no sistema:


Equipamento

Reúne tecnologia e acessibilidade permitindo maior autonomia ao usuário;

Vantagens de fracionamento tarifário e maior controle;

Acionado com cartão ou moeda;

Tempo contado minuto a minuto;

Os equipamentos possuem o tempo padronizado de duas horas;

Funciona com bateria recarregável e energia solar;


Operação

Os parquímetros farão o controle pela placa do veículo e não mais por vaga;

Os clientes irão adquirir os cartões com as orientadoras, supervisoras e na Central de Atendimento da empresa responsável;

O cliente estaciona o veículo em uma das vagas da zona nobre, dirige-se ao parquímetro, tecla no número da placa do veículo, escolhe a forma de pagamento (cartão ou moeda), em seguida o tempo desejado e irá descontar minuto a minuto;

Se o cliente retornar antes do tempo, somente insere o cartão no parquímetro e seleciona a opção sair da vaga;


Cartões

Cada cartão terá o custo de R$ 10,67;

Através deles é feita a inserção de créditos de tempo nos parquímetros;

Os cartões permitem usar o sistema com comodidade e economia, ao permitir o pagamento do estacionamento por minuto;

São recarregáveis em qualquer parquímetro;


Vantagens

Cobrança por tempo real de uso: permite aos usuários pagar apenas pelo tempo de estacionamento efetivamente utilizado;

Oferece mais autonomia ao usuário, podendo acionar o estacionamento, recarregar o cartão e regularizar sozinho;


Rotina

O plano de tarifas começa em 0,30 centavos até R$ 2,40;

O tempo de permanência é de 15, 30, 60 e 120 minutos;

A recarga dos cartões será feita no próprio parquímetro com o pagamento em moedas, podendo o usuário escolher a quantidade de créditos a ser adquirido;

A recarga do cartão de estacionamento poderá ser feita também na Central de Atendimento da Caiuá;

Em caso de aviso de irregularidade o usuário poderá fazer a regularização no parquímetro, digitando o número da notificação e escolhendo a forma de pagamento (cartão ou moeda);

Para receber os bônus provenientes do aviso de irregularidade, é necessários fazer a regularização com o cartão de estacionamento.



Fonte e foto: Secretaria de Comunicação Social/Prefeitura de Chapecó.






Anuncie aqui

(49) 99955-3619
Saiba mais

Ciclone Bicicletas

(49) 3322-3366
Saiba mais

Brenno & Matheus e Lucas & Higor Lima
Local: Cher

HORÁRIOS DE VOOS

Confira os horários de voos do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso.

PROGRAMAÇÃO DE CINEMA

Confira a programação de cinema do Shopping Pátio Chapecó.

(49) 99955-3619
contato@portaloestenews.com.br

Newsletter

cadastre-se e receba nossas atualizações