O PORTAL DE NOTÍCIAS DO
GRUPO SUL BRASIL DE COMUNICAÇÃO


Aurora Alimentos é a 67ª maior empresa do País

10/09/2018

A Cooperativa Central Aurora Alimentos, com sede em Chapecó (SC), é a 67ª maior empresa do País de acordo com o anuário Melhores & Maiores: as 1000 maiores empresas do Brasil, que a revista Exame acaba de publicar. Criado há 45 anos pela Editora Abril, o anuário tornou-se o mais amplo e confiável retrato do ambiente empresarial brasileiro. O levantamento deste ano está fundamentado no balanço do exercício 2017 e em base de dados oficiais.

As empresas ranqueadas foram avaliadas conforme critérios de excelência empresarial desenvolvidos pelo ranking Melhores & Maiores: uma ponderação de resultados obtidos em crescimento das vendas, lucro, patrimônio, rentabilidade, capital circulante líquido, liquidez geral, endividamento, riqueza criada, número de empregados, riqueza criada por empregado, controle acionário e EBITDA, abreviatura da expressão inglesa que significa lucro antes de descontar os juros, os impostos sobre o lucro, a depreciação e a amortização.

A Cooperativa Central Aurora Alimentos ocupa o 67o lugar entre as maiores do País por vendas, uma posição acima em relação ao ano-base anterior. É a 31ª maior indústria e a 32ª maior exportadora do País. Em termos de investimentos realizados no ano de 2017, ocupa a 89ª posição. Dentre as melhores empresas brasileiras de bens de consumo encontra-se em sexto lugar em face dos pontos obtidos nos índices de crescimento (aumento de vendas líquidas no ano), em liderança (mercado conquistado nas vendas das maiores), liquidez corrente (reais realizáveis para cada real de dívida no curto prazo) e rentabilidade (retorno obtido no ano). É a 17ª maior empresa brasileira do agronegócio e, nesse grande segmento, é a quarta melhor do setor de aves e suínos.


AURORA


A Cooperativa Central Aurora Alimentos é um conglomerado agroindustrial sediado em Chapecó (SC) que pertence a 12 cooperativas agropecuárias, sustenta mais de 27.000 empregos diretos e tem uma capacidade de abate de 18 mil suínos/dia, 1 milhão de aves/dia e um processamento de 1,6 milhão de litros de leite/dia. Mantém 42 estabelecimentos: oito unidades industriais de suínos, sete unidades industriais de aves, seis fábricas de ração, 13 unidades de ativos biológicos (incluindo granjas, incubatórios e unidade de disseminação de gens), uma unidade industrial de lácteos, oito unidades de vendas e a sede central (matriz).

A receita operacional bruta, em 2017, evoluiu para 8,9 bilhões de reais, com variação positiva de 3,9%, influenciada por dois fatores: o aumento de volumes faturados e a reposição de preços de produtos industrializados, aves e suínos. O resultado do exercício foi de 292 milhões de reais, que corresponde a uma margem líquida de 3,6%. Em 2016 essa margem foi de 1,4%.

A Aurora se consolidou no mercado nacional como a terceira empresa brasileira do segmento de carnes de aves e suínos com 11,2% do mercado. Essa participação no volume nacional embute crescimento de 5,7% em relação a 2016.  Dois destaques merecem ser apontados: a Aurora responde por 21,1% do mercado verde-amarelo de linguiças frescais e por 20,8% de participação no volume de atacado de autosserviço – um honroso segundo lugar em ambas as categorias.


FILIADAS


As 12 cooperativas agropecuárias filiadas são: Cooperalfa (Chapecó/SC), CooperA1 (Palmitos/SC), Coopercampos (Campos Novos/SC), Copérdia (Concórdia/SC), Auriverde (Cunha Porã/SC), Cooperitaipu (Pinhalzinho/SC), Camisc (Mariópolis/PR), Coasgo (São Gabriel do Oeste/MS), Coopervil (Videira/SC), Cocari (Mandaguari/PR), Colacer (Lacerdópolis/SC) e Caslo (São Lourenço do Oeste/SC).



Fonte: MB Comunicação;
Foto: Rádio Aratiba/Divulgação.






Anuncie aqui

(49) 99955-3619
Saiba mais

Ciclone Bicicletas

(49) 3322-3366
Saiba mais

HORÁRIOS DE VOOS

Confira os horários de voos do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso.

PROGRAMAÇÃO DE CINEMA

Confira a programação de cinema do Shopping Pátio Chapecó.

(49) 99955-3619
contato@portaloestenews.com.br

Newsletter

cadastre-se e receba nossas atualizações