O PORTAL DE NOTÍCIAS DO
GRUPO SUL BRASIL DE COMUNICAÇÃO


Cientista brasileiro que atrai a atenção mundial palestrará em Chapecó este mês

18/09/2018
Miguel Nicolelis fará palestra em evento da Unoesc Chapecó no próximo dia 28

Avanços da tecnologia e suas implicações no futuro são temas da palestra que o médico e cientista Miguel Nicolelis fará no dia 28 de setembro, às 19 horas, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó, durante a IV Conferência Regional de Inovação e Empreendedorismo da Unoesc Chapecó.

O palestrante – primeiro brasileiro a ter um artigo publicado na capa da revista Science – formou-se em Medicina na Universidade de São Paulo (USP). Na mesma instituição, cursou o doutorado em Fisiologia Geral, onde sofreu grande influência de César Timo-Iaria. O pós-doutorado foi realizado no Hospital Universitário Hahnemann (associado ao Drexel University College of Medicine) na Filadélfia. Também é professor titular de Neurobiologia e Engenharia Biomédica e co-diretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University.

Na condição de um dos cientistas mais influentes do mundo, Nicolelis lidera um grupo de pesquisadores da área de Neurociência da Universidade Duke (Durham, Estados Unidos), no campo de fisiologia de órgãos e sistemas, na tentativa de integrar o cérebro humano com máquinas por meio de neuropróteses ou interfaces cérebro-máquina. O objetivo é desenvolver próteses neurais para a reabilitação de pacientes que sofrem de paralisia corporal.


ATENÇÃO MUNDIAL


O trabalho de Nicolelis começou a ganhar evidência internacional em 1999, quando implantou uma prótese no cérebro da macaquinha Belle. O implante em 90 neurônios permitiu, pela primeira vez, a um primata mover um braço robótico com a força do pensamento.

Em 2001, a pesquisa de Nicolelis foi listada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts como uma das dez tecnologias que vão mudar o mundo. Dois anos depois, Nicolelis registrou os sinais elétricos emitidos por 500 neurônios no cérebro da macaca Idoya e os transmitiu de seu laboratório ao MIT, a 1.000 quilômetros dali, onde a macaca fez um braço-robô se mover. Em janeiro de 2008, o pensamento de Idoya deu a volta ao mundo, literalmente.

Em 2008, um robô em Kyoto andou graças ao pensamento de um macaco no laboratório de Nicolelis, nos Estados Unidos. Foi o ponto culminante de um trabalho iniciado em 1999, com a macaca Belle. Entre as duas pesquisas, Nicolelis fundou o Instituto de Neurociência de Natal.

Nicolelis chamou a atenção da Academia Sueca. Em 15 de novembro de 2007, foi convidado pelo comitê do Nobel de Medicina para dar uma palestra sobre seu trabalho (a história das neuropróteses) em Estocolmo. Até hoje, Miguel Angelo Laporta Nicolelis recebeu mais de 50 prêmios internacionais, escreveu doze livros e publicou mais de 200 artigos, dos quais vinte na Science e na Nature, as revistas científicas mais importantes do mundo.


INSCRIÇÕES


As inscrições para a IV Conferência Regional de Inovação e Empreendedorismo custam R$ 100,00 (2x no cartão de crédito) e podem ser feitas pelo site www.unoesc.edu.br/eventos ou e-mail extensao.cco@unoesc.edu.br. Informações e orientações serão prestadas pelo telefone (49) 3319-2637.



Fonte e foto: MB Comunicação.






Anuncie aqui

(49) 99955-3619
Saiba mais

Ciclone Bicicletas

(49) 3322-3366
Saiba mais

HORÁRIOS DE VOOS

Confira os horários de voos do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso.

PROGRAMAÇÃO DE CINEMA

Confira a programação de cinema do Shopping Pátio Chapecó.

(49) 99955-3619
contato@portaloestenews.com.br

Newsletter

cadastre-se e receba nossas atualizações