O PORTAL DE NOTÍCIAS DO
GRUPO SUL BRASIL DE COMUNICAÇÃO


O mês mais rosa do ano chegou!

01/10/2018

O Outubro Rosa 2018 teve seu start nesta segunda-feira (1º) com café da manhã que reuniu representantes de entidades, parceiros e imprensa, na Unimed Chapecó.  A programação, realizada pelo 11º ano consecutivo, contará com várias ações ao longo do mês, visando orientar e esclarecer dúvidas sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

A diretora hospitalar da Unimed Chapecó, Dra. Carolina C. Ponzi, ressaltou a grandiosidade do evento, a importância do apoio institucional, da mídia e da comunidade para reforçar a conscientização, não somente no mês de outubro, mas todos os dias do ano. "Adotar medidas para prevenção e diagnóstico precoce são questões de hábitos que devem ser incentivados desde cedo nas meninas e mulheres, pois quanto mais se falar sobre a doença, conhecer o próprio corpo e manter a rotina de consulta ao médico e realização do autoexame das mamas, maiores serão as chances de cura quando há confirmação da doença". 

A médica oncologista, Dra. Marcia Kotz, complementou que um dos grandes aliados para o sucesso do tratamento é a detecção precoce. "E isso só vai acontecer se a mulher tiver consciência de que precisa fazer exames de forma rotineira anual a partir dos 40 anos ou antes disso, quando tiver histórico familiar. É fundamental também estar ciente dos fatores de risco para estes tumores e da importância das campanhas de prevenção. Precisamos fazer a nossa parte e seguir na luta para que a população em geral adote as medidas necessárias para prevenir ou diagnosticar o quanto antes".

A médica mastologista e radiologista de mama, Dra. Estela Regina Eidt, reforçou destacando que é preciso buscar o rastreamento. "Essa medida, que é fundamental, deve começar aos 40 anos e conforme orientação da Sociedade Brasileira de Mastologia precisa ser anual. Caso apareça alguma lesão esses 12 meses são essenciais para buscar soluções rápidas. Quanto menor o tumor, maiores as chances de sobrevida desse paciente. Mas também fazemos muitos diagnósticos de pacientes jovens e, portanto, reforçamos a importância de realizar o autoexame. A mulher precisa se conhecer e isso só é possível ao se autoexaminar mensalmente entre o 7º e o 10º dia após a menstruação. Isso vai fazer com que ela se conheça e, ao perceber algo diferente no seu corpo, a primeira atitude será procurar o médico."

O evento contou com a participação da presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Tania Legal, e do coordenador do Centro de Oncologia da Unimed Chapecó, enfermeiro José Renato Weber. Ambos também reforçaram a relevância do Outubro Rosa para aumentar as chances de cura, que são de 99% quando a doença é descoberta em fase inicial.  

Para finalizar, a coordenadora de Relacionamento e Marketing da Unimed Chapecó, Marlise Iloira Gürtler, apresentou a campanha publicitária da ação e a programação dos eventos de outubro. A próxima atividade será no dia 8, com decoração de balões rosa na cidade e, segue no dia 9, com a mesma iniciativa em Pinhalzinho. No dia 25 haverá Flash Mob no jogo da Associação Chapecoense de Futebol e entre os dias 26 e 28 ocorrerá a comercialização de flores no Shopping Pátio Chapecó. Por fim, acontecerá no dia 27 o jantar Verde e Rosa em parceria com a Associação Chapecoense de Futebol, no Clube Recreativo Chapecoense.

São parceiros da Unimed Chapecó neste ano a Rede Feminina de Combate ao Câncer, Fundação Aury Luiz Bodanese, FlowerShop, Associação Chapecoense de Futebol, RIC TV Record e Shopping Pátio Chapecó.



Fonte e foto: MB Comunicação.






Anuncie aqui

(49) 99955-3619
Saiba mais

Ciclone Bicicletas

(49) 3322-3366
Saiba mais

HORÁRIOS DE VOOS

Confira os horários de voos do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso.

PROGRAMAÇÃO DE CINEMA

Confira a programação de cinema do Shopping Pátio Chapecó.

(49) 99955-3619
contato@portaloestenews.com.br

Newsletter

cadastre-se e receba nossas atualizações