O PORTAL DE NOTÍCIAS DO
GRUPO SUL BRASIL DE COMUNICAÇÃO


Connect Women: conhecimento, networking e geração de negócios

28/11/2018

Oportunidades para empreender no mercado internacional, apresentação do ecossistema de inovação do Oeste catarinense, sessão de negócios, painéis e palestras marcaram a programação do Connect Women – 1º Encontro de Mulheres de Negócios do Mercosul. Promovido nessa semana em Chapecó pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), com apoio das Associações Comerciais e Industriais de Chapecó e Concórdia, o evento reuniu empreendedores do Brasil, Paraguai e Estados Unidos. A iniciativa teve apoio do Sebrae/SC, Chaminé, Enterprise Europe Network, IBICT e patrocínio da Nutrata, Fornari Indústria, Potenza, BRDE e Empório do Mirtilo.

O coordenador da Divisão de Relações Internacionais do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e coordenador do Programa Enterprise Europe Network (EEN Brasil), Márcio Canedo, o gestor dos Programas de Internacionalização do Sebrae/SC, Douglas Luiz Três, Carlos Paredes, do Banco Central do Paraguai, e Losivanio Luiz de Lorenzi, presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, participaram do painel "Eles por Elas – Pelo Olhar Deles, quais as Oportunidades para Elas?". Eles expuseram oportunidades para a internacionalização de empresas e como entidades como o Sebrae e a plataforma EEN Brasil podem contribuir.

O mediador do painel, vice-presidente de Relações Internacionais da Facisc e diretor de Relações Internacionais e Comex da ACIC de Chapecó e de Concórdia, Milvo Zancanaro, enfatizou que exportar exige planejamento. "As oportunidades existem, mas a empresa precisa se preparar para isso". Douglas Três assinalou que é necessário respeitar a cultura do outro país e que a exportação é resultado de um trabalho feito com muito esforço. "Tem que ter uma estratégia de negócios e nisso o Sebrae pode auxiliar".

Para contribuir com o networking e a geração de negócios, foi realizada uma sessão de negócios com mais de 60 pessoas. A sessão é organizada com metodologia própria do Sebrae/SC, na qual os participantes têm a oportunidade de conversar, trocar cartões e outros materiais. Tem como objetivo fomentar negócios, fortalecer a economia e tornar conhecida a comunidade empresarial local e dos países envolvidos. O evento utiliza um sistema que gerencia a apresentação de cada empresa, de modo que todos os participantes se apresentem para todos, sem se repetirem nas mesas, gerando, assim, um dinamismo e otimização na realização da sessão.

A fotógrafa Paula Navarro apresentou o Desbravalley, recente nome dado ao conceito do ecossistema de empreendedorismo, tecnologia e inovação da região Oeste do Estado, visando ser compartilhado por todos que atuam contribuindo para o seu desenvolvimento.

 

CASES DE SUCESSO

 

A CEO do Grupo Liberdade Comunicação, escritora e palestrante Noêmia Ana Frazão, de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, falou sobre "Networking: construindo eventos lucrativos". Ela explanou sobre sua trajetória e como idealizou eventos corporativos e feira de negócios com intercâmbio de países, gerando aumento de oportunidades de comércio exterior. Criadora da Rede Empresarial Amigos e Negócios, ela auxilia no planejamento de grandes eventos. Atualmente, a rede possui em seu cadastro mais de 7 mil empresas. "Os encontros já movimentaram cerca de R$ 31,5 milhões em negócios desde 2012. Em 2017 e 2018 fizemos duas feiras para o público feminino com palestras e rodadas de negócios", relatou Noêmia.

"Empreendendo com propósito e colhendo resultados" foi tema da palestra da CEO da Papel Sementes, Andréa Cunha de Carvalho. Ela contou como fundou, em 2009, a empresa que produz um papel artesanal, ecológico e reciclado com sementes de flores, hortaliças e temperos durante seu processo de fabricação. "O cliente pode usar o papel de acordo com seu interesse e, após, plantá-lo, gerando vida ao invés de lixo", frisou.

O objetivo da empresa é desenvolver produtos com responsabilidade socioambiental que incentivem o consumo consciente. Além disso, a Papel Sementes possui um amplo trabalho com a comunidade onde está inserida, em Guaxindiba, São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Um exemplo são os colaboradores: mais de 90% residem no local. A matéria-prima são os resíduos sólidos coletados por cooperativas certificadas de catadores de papel que fazem a separação de lixo das comunidades vizinhas. "Temos que ter consciência que a maneira de fazer negócios está mudando. A Papel Sementes nasceu para ajudar as pessoas. Pretendemos contribuir com a construção de uma sociedade mais justa e consciente de suas reponsabilidades ambientais e sociais. A empresa é certificada pelo Sistema B e se propõe em ser parte da mudança que quer ver no mundo", enfatizou Andréa.

A coordenadora do Comex da ACIC Concórdia e embaixadora da Rede Mulher na Região Oeste Catarinense, Luciane Fornari, e a sócia e CEO da Idea Lunchbox, Flávia Andrade, explanaram sobre oportunidades de negócios online nos Estados Unidos. A Idea Lunchbox é uma aceleradora de Chicago que visa conectar, fortalecer e expandir a inovação, a colaboração e o empreendedorismo globais. Flávia comentou que os Estados Unidos e a Grã-Bretanha são os países onde se situam as startups de tecnologia mais bem-sucedidas e onde a riqueza gerada pela tecnologia superou a gerada por outros segmentos da economia.

A Idea Lunchbox acelera o ciclo de globalização das startups, criando e proporcionado uma forte rede de apoio nos Estados Unidos, com ampla gama de recursos à disposição. Flávia explicou que a intenção é fortalecer as empresas para serem bem-sucedidas no mercado americano e, por meio dessa oportunidade, transferir riqueza de volta ao país de origem.

A coordenadora do Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional (Comex) da ACIC Chapecó, Fernanda Colatto Guillen, reforçou que o evento contribuiu com conhecimento, networking e oportunidades de negócios. "Os palestrantes e painelistas evidenciaram a necessidade de ter estratégia e planejamento para a internacionalização e que as oportunidades estão abertas para empresas de todos os portes e segmentos. O evento atingiu seus objetivos de trazer informações e conectar homens e mulheres para a geração de negócios", concluiu.



Fonte e foto: MB Comunicação.






Anuncie aqui

(49) 99955-3619
Saiba mais

Ciclone Bicicletas

(49) 3322-3366
Saiba mais

HORÁRIOS DE VOOS

Confira os horários de voos do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso.

PROGRAMAÇÃO DE CINEMA

Confira a programação de cinema do Shopping Pátio Chapecó.

(49) 99955-3619
contato@portaloestenews.com.br

Newsletter

cadastre-se e receba nossas atualizações