O PORTAL DE NOTÍCIAS DO
GRUPO SUL BRASIL DE COMUNICAÇÃO


Senar/SC qualifica produtores rurais gratuitamente no mês de janeiro

03/01/2019

Santa Catarina é quarto maior produtor de leite do País com cerca de 3,4 bilhões de litros produzidos por cerca de 45 mil famílias. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc), promove o curso de derivados de leite com o intuito de contribuir para a expansão da atividade leiteira por meio da produção de produtos oriundos do leite com qualidade. Esse é apenas uma das centenas qualificações oferecidas pelo Senar/SC de maneira gratuita todos os meses.

O objetivo do Senar/SC, segundo o superintendente Gilmar Antônio Zanluchi, é realizar a educação profissional contribuindo para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e de avanços sociais no campo. Dessa forma, promove mensalmente cursos gratuitos aos produtores e trabalhadores rurais catarinenses. No mês de janeiro serão 212 cursos que beneficiarão aproximadamente 3.392 profissionais do meio rural.

Para participar os produtores devem procurar o Sindicato Rural de seu município e informar o curso de interesse. As capacitações estão disponíveis no site do SENAR/SC (www.senar.com.br) com especificação de carga horária, local e data de realização.

"O Senar/SC atua com o objetivo de organizar, administrar e executar o ensino da formação profissional rural e da promoção social dos produtores e trabalhadores rurais e seus familiares. Acreditamos que a educação é transformadora e o acesso a qualificações profissionaliza a atuação do dia a dia nas propriedades refletindo, assim, em melhoria e aumento da produção, crescimento na rentabilidade e, consequentemente, melhor qualidade de vida", reforça o presidente do Sistema Faesc/Senar José Zeferino Pedrozo.


CURSOS EM JANEIRO


No Norte ocorrerá nos dias 14 e 15 o curso de processamento de carne suína nos dias em Canoinhas. No mesmo período o município de Monte Castelo terá o treinamento em cultivo hidropônico de hortaliças. A qualificação em cultivo protegido de hortaliças será realizada em Joinville nos dias 21 e 22. Nos dias 28 e 29 Major Vieira terá o curso de jardineiro. O treinamento em produção de mudas frutíferas será realizado em São Bento do Sul nos dias 30 e 31.

Para a região do Vale do Itajaí está programada a qualificação em boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias nos dias 15 e 16 em Vidal Ramos. No período de 22 a 25 será promovido em Agrolândia o curso de artesanato com pintura. A capacitação em operação e manutenção de roçadeira ocorrerá em Massaranduba nos dias 28 e 29. O município de Rio dos Cedros terá nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro o treinamento em conservas de frutas, hortaliças e temperos. Nos dias 30 e 31 Imbuiá terá a qualificação em inclusão digital rural – iniciação à informática. O curso de fluxo de caixa na atividade rural será desenvolvido em Ascurra no dia 31.

Entre os treinamentos previstos para a região Sul está o de culinária de peixes e frutos do mar nos dias 14 e 15 em Governador Celso Ramos. No período de 14 a 18 ocorre em Sombrio a capacitação em rédeas. O curso em produção caseira de massas para congelamento será realizado em Palhoça nos dias 17 e 18. No período de 21 a 23 Forquilinha terá a qualificação em produção caseira de pães e biscoitos. O município de São Pedro de Alcântara terá no período de 28 a 31 o treinamento em artesanato de costura em tecidos. Nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro ocorrerá em Lauro Muller a capacitação em confeitaria.

Na Serra Catarinense nos dias 17 e 18 será promovida a capacitação em processamento de carne de frango em Otacílio Costa. Nos dias 21 e 22 o município de Correia Pinto terá o curso de jardineiro. A qualificação em produção caseira de massas para congelamento ocorrerá em Frei Rogério nos dias 23 e 24. O treinamento em confeitaria será realizado nos dias 24 e 25 em Lages. No dia 30 o município de Rio Rufino receberá a capacitação em emissão de guias de trânsito animal (e-GTA) e de origem de produtos vegetais (e-Origem). No período de 29 de janeiro a 1º de fevereiro São José do Cerrito terá o curso de artesanato de costura em tecidos.

Na região do Meio Oeste o município de Campos Novos receberá no período de 14 a 16 o curso de operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas. Nos dias 15 e 16 ocorrerá em Luzerna a qualificação em aproveitamento integral de alimentos. O município de Treze Tílias receberá no dia 18 o treinamento em controle de qualidade no transporte do leite. No período de 21 a 24 o curso em artesanato de costura em tecidos será realizado em Água Doce. A qualificação em derivados do leite será desenvolvida nos dias 22 e 23 em Salto Veloso. Nos dias 29 e 30 o município de Lebon Régis terá a capacitação em olericultura básica.

Entre as qualificações da região Oeste está programada a de plano de negócios da propriedade rural nos dias 14 e 15 em Paial. No dia 15 o curso de melhoramento genético de raças leiteiras será realizado em Irani. O município de Concórdia receberá no dia 18 a capacitação em fluxo de caixa na atividade rural. No dia 22 o treinamento no programa 5S será realizado em Ponte Serrada. O município de Chapecó contará com a qualificação em gestão da propriedade rural no período de 22 a 24. O curso de produção caseira de pães e biscoitos está previsto para o período de 29 a 31 em Quilombo.

No Extremo Oeste o município de São Lourenço do Oeste terá no dia 14 o treinamento em ensilagem. No período de 14 a 18 o município de São Bernardino terá a capacitação em rédeas. O curso de casqueamento e ferrageamento de equídeos será promovido também em São Bernardino nos dias 21 e 22. O município de Palmitos terá no período de 22 a 24 a qualificação em operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas. Nos dias 29 e 30 os municípios de Campo Êre e Cunha Porã terão, respectivamente, os treinamentos em beneficiamento e conservação de pescado e aproveitamento integral de alimentos.



Fonte: MB Comunicação.






Anuncie aqui

(49) 99955-3619
Saiba mais

Ciclone Bicicletas

(49) 3322-3366
Saiba mais

HORÁRIOS DE VOOS

Confira os horários de voos do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso.

PROGRAMAÇÃO DE CINEMA

Confira a programação de cinema do Shopping Pátio Chapecó.

(49) 99955-3619
contato@portaloestenews.com.br

Newsletter

cadastre-se e receba nossas atualizações