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Dor nas costas: alguns cuidados no dia a dia auxiliam na prevenção

15/05/2019

A lombalgia prejudica as atividades do cotidiano e pode fazer com que a pessoa fique sem energia e desanimada. O sintoma está relacionado à dor na região lombar, que fica na parte mais baixa da coluna, perto da bacia. Quanto mais avançada a idade, maiores são as chances de apresentar ataques adicionais de dores. Além disso, a realização de trabalhos pesados, estar acima do peso normal e manter um estilo de vida sedentário também são fatores que podem contribuir para esse quadro.

Segundo o médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann, cada caso é diferente, e por isso, é preciso buscar um especialista para obter o diagnóstico correto e o melhor tratamento. "De maneira geral, a lombalgia é um problema postural, cuja causa é uma má posição que fazemos para se abaixar, carregar peso, sentar, deitar. Ela também pode ser causada por outros problemas como artrose, infecção, inflamação, escorregamento de vértebra, hérnia de discos e até questões emocionais", esclarece o médico.

A atividade física, conforme Reichmann, é de fundamental importância desde que seja com a orientação de um especialista, pois alguns exercícios não devem ser feitos por quem tem lombalgia, podendo, inclusive, piorar o quadro. Os exercícios, além de fortalecer o corpo, podem contribuir para a prevenção do sobrepeso que é um risco para as costas já que a gordura concentrada na região abdominal pode aumentar a pressão sobre a região lombar.

"O alongamento também é importante, principalmente se a pessoa passa muito tempo sentada. Quem trabalha sentado também precisa manter as costas retas e apoiadas na cadeira. Outro cuidado importante é ao carregar objetos pesados. É recomendável evitar pegar objetos pesados acima da cabeça com os braços esticados. Atenção também ao se abaixar: ao invés de curvar-se, o ideal é ajoelhar-se", orienta.

Também é essencial o cuidado na escolha do colchão para que esteja de acordo com o peso e ficar atento se sentir dores depois de uma noite de sono; deitar de barriga para cima e apoiar os pés na hora de dormir, ou, quando for dormir de lado, colocar um travesseiro entre as pernas e outro na cabeça, deixando a coluna alinhada; não dormir de bruços, pois força a coluna; não apoiar o celular no ombro ao falar, pois pode resultar em um mau jeito; evitar ficar muito tempo de pé na mesma posição; estar atento ao peso de bolsas, mochilas e malas, entre outros.

O médico ressalta que a caminhada pode diminuir 90% dos casos de dor crônica na região lombar. "A prática de atividades físicas regulares ajuda a retardar a degeneração óssea causada pelo envelhecimento, além de fortalecer os músculos que sustentam a coluna, evitando que ela fique instável e cause dor", esclarece.

Diversos estudos relacionam o bom condicionamento físico ao menor índice de problemas de coluna. Segundo o médico, para o resultado da caminhada ser positivo, algumas orientações podem ajudar. "Mantenha a cabeça centrada nos ombros, os ombros relaxados e os braços para baixo, levemente dobrados. Deixe as mãos entreabertas para facilitar a circulação sanguínea e concentre-se na respiração para que seja suave, profunda e regular. Para proteger a coluna, o abdômen deve estar contraído, estável e ereto", aconselha. Outra dica é estar atento aos pés durante a caminhada: o calcanhar precisa tocar o chão primeiro, depois o arco e por último os dedos, que devem ficar um pouco fechados. "Todos esses cuidados elevam a qualidade de vida e auxiliam na rotina de quem costuma sofrem com dores lombares", finaliza Reichmann.



Fonte e foto: MB Comunicação.






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