O PORTAL DE NOTÍCIAS DO
GRUPO SUL BRASIL DE COMUNICAÇÃO


Juizados Especiais Cíveis da comarca de Chapecó estão 100% digitais

09/09/2019

Em sintonia com a premissa de agilidade e modernização dos trâmites defendida pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), mais duas unidades judiciais da comarca de Chapecó concluíram a digitalização dos processos. Atualmente, todos os 5.363 casos em atendimento nos 1º e 2º Juizados Especiais Cíveis da comarca, 2.350 e 3.013 respectivamente, podem ser acessados pelas plataformas digitais.

De acordo com o chefe do cartório unificado dos Juizados, Lauro Lichak, o trabalho de digitalização iniciou em 2016 pela equipe do cartório, porém de forma não exclusiva, pois havia necessidade de dividir o tempo com as tarefas cartorárias. Nessa época, havia 4.867 processos físicos somando as duas unidades.

Em março de 2018, iniciou-se a digitalização de forma exclusiva, feita pela servidora Erica Elvira Krüger com auxílio de estagiários e voluntários. Nessa fase, havia 880 processos físicos no 1º Juizado Especial Cível e 444 no 2º Juizado. "O trabalho foi concluído com êxito há poucos dias. Na oportunidade, Erica teve seu trabalho reconhecido com a anotação de elogio na ficha funcional, eternizada em uma placa entregue pelos magistrados das respectivas unidades", destacou o chefe de cartório.

O magistrado do 1º Juizado Especial Cível e também diretor do foro, André Alexandre Happke, enfatizou que com o aumento no número de assessores, aumento no número de locais realizando audiências conciliatórias, maior parceria das universidades e com a conclusão da digitalização, as unidades tornaram-se altamente produtivas. "Em pouco tempo conseguimos reduzir o número de processos de aproximadamente 12 mil para pouco mais de cinco mil autos, mesmo com entrada próxima de 500 novos feitos ao mês. É um grande ganho para as pessoas que esperam pelo cumprimento de seus direitos", considerou Happke.

A sala de digitalização montada para este fim agora fica à disposição das demais unidades que queiram se organizar para realizar a transferência dos documentos dos processos para o computador. Cada folha é escaneada individualmente e registrada no sistema eproc que permite acesso pela internet por qualquer pessoa que tenha senha previamente habilitada.



Fonte e foto: Elizandra Gomes/NCI/Comarca de Chapecó.






Anuncie aqui

(49) 99955-3619
Saiba mais

Ciclone Bicicletas

(49) 3322-3366
Saiba mais

HORÁRIOS DE VOOS

Confira os horários de voos do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso.

PROGRAMAÇÃO DE CINEMA

Confira a programação de cinema do Shopping Pátio Chapecó.

(49) 99955-3619
contato@portaloestenews.com.br

Newsletter

cadastre-se e receba nossas atualizações