O PORTAL DE NOTÍCIAS DO
GRUPO SUL BRASIL DE COMUNICAÇÃO


Fórum Ibero-Americano debate fortalecimento do crédito para pequenas empresas

01/10/2019
Evento realizado em Foz do Iguaçu reuniu mais de 400 participantes de 22 países

Definir estratégias para o apoio às micro e pequenas empresas e difundir as experiências ibero-americanas e de outras nações sobre as melhores práticas realizadas pelas instituições e pelos sistemas de garantia e financiamento de crédito. Esses foram os objetivos do 24º Fórum Ibero-Americano de Sistemas de Garantia e Financiamento de Crédito para Micro, Pequenas e Médias Empresas que reuniu mais de 400 participantes, de 22 países, na última semana, em Foz do Iguaçu (PR).

O evento foi organizado pela Sociedade de Garantia de Crédito (SGC Central) e pela Associação Rede Ibero-americana de Garantias (REGAR), com apoio institucional da Cresol, do Sebrae, do Galileo Network, do Sicoob Unicoob e do Fomento Paraná, e com a colaboração de World Bank Group, CAF, SME Finance Forum, AECM, ALIDE, Banco Centroamericano de Integración Económica (BCIE) e Red Iberoamericana.

Segundo o gerente regional Oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, o debate proporcionado pelo evento contribuirá para uma transformação no sistema de garantia de crédito brasileiro. "Essa temática tem chamado a atenção tanto do Governo quanto dos empreendedores, principalmente, porque o processo de regulamentação do sistema nacional de garantias no Brasil foi iniciado pela União por meio do Ministério da Economia e pelo Banco Central", observou. Para Parmeggiani, o fortalecimento do sistema de garantia de crédito contribui diretamente para fomentar e impulsionar os micro e pequenos negócios que estão em ampla expansão em todo o território nacional.

Para o presidente da SGC Central, Augusto José Sperotto, essa 24ª edição do fórum representa um divisor de águas, pois comprovou a direção correta que os países almejam. "Estamos crescendo, adquirindo maturidade, profissionalismo e segurança, características perseguidas pelo sistema financeiro. Os representantes dos outros países, por seus depoimentos e exemplos, confirmaram que nossa trajetória está no rumo certo, com isso construiremos um grande sistema de garantia que transformará o sistema financeiro, porque quem tem garantia domina o crédito", analisou ao destacar que o foco da iniciativa é proporcionar crédito para micro e pequenas empresas, que necessitam de ajuda e de recursos, para impulsionar o desenvolvimento e proporcionar dignidade aos empresários.

Sperotto também enalteceu a participação do prefeito de Chapecó Luciano Buligon, que prestou homenagem aos colombianos em retribuição pelo que fizeram em função do trágico acidente com o avião da Chapecoense. "Senti orgulho em ser brasileiro, pelas palavras proferidas pelo prefeito, que teve uma capacidade extraordinária de relatar com maestria, equilíbrio e consistência o que aconteceu. Não é necessário resgatar o passado, porém é fundamental o reconhecimento e a valorização dos nossos amigos colombianos" afirmou ao relatar que o discurso emocionou uma plateia de mais de 400 participantes.

De acordo com o secretário-técnico da REGAR, Pablo Pombo, o fórum viabilizou a troca de experiências e o estabelecimento de parcerias. "Foram firmados acordos importantes do sistema de garantia de crédito para que as empresas brasileiras tenham acesso ao crédito. Além disso, tivemos a oportunidade de conhecer exemplos de várias regiões do mundo e perceber que o processo de agilização dos processos de liberação deve ser imediato e implementado em todos os modelos de CGS", destacou.

O coordenador de acesso a serviços financeiros do Sebrae/PR, Flavio Locatelli Junior, destacou que o evento foi realizado pela primeira vez pela SGC Central, motivada pelo Sebrae à tomar frente desse processo e desenvolver seu próprio caminho. "Foram dois dias de debates importantes voltados a melhoria do ambiente de negócio, mas principalmente, focados no fortalecimento do crédito dessas empresas, por meio dos mecanismos de garantia", comentou.



Fonte e foto: MB Comunicação.






Anuncie aqui

(49) 99955-3619
Saiba mais

Ciclone Bicicletas

(49) 3322-3366
Saiba mais

HORÁRIOS DE VOOS

Confira os horários de voos do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso.

PROGRAMAÇÃO DE CINEMA

Confira a programação de cinema do Shopping Pátio Chapecó.

(49) 99955-3619
contato@portaloestenews.com.br

Newsletter

cadastre-se e receba nossas atualizações