O PORTAL DE NOTÍCIAS DO
OESTE CATARINENSE


ACIC: articulações com parlamentares no enfrentamento à Covid-19 e em defesa de investimento no oeste de SC

01/06/2020

Para cumprir uma agenda de interesse regional, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) iniciou uma fase de relacionamento institucional com parlamentares federais e estaduais que já oportunizou, na última semana, dois encontros virtuais.

No primeiro encontro, a convite do presidente do Conselho Deliberativo da ACIC Gelson Dalla Costa e do presidente Nelson Eiji Akimoto, o senador Jorginho Mello participou de uma reunião virtual com dirigentes empresariais. O parlamentar fez um relato das ações que vem desenvolvendo no Senado da República e analisou o cenário nacional, os desafios impostos pelo quadro de pandemia e a importância de harmonizar a proteção das pessoas com a continuidade das atividades econômicas. Também foram abordadas as prioridades do grande oeste catarinense, assim como solicitações de medidas relacionadas ao enfrentamento da Covid-19 na área da saúde com foco no Hospital Regional do Oeste (HRO), operacionalização do Pronampe e de novas linhas de crédito via BNDES, postergação e parcelamentos de impostos federais para quem está com pagamento de tributos em dia (Profis) e para quem estiver com tributos atrasados (Refis). Outra reivindicação é a reativação do projeto da Carteira de Trabalho Verde Amarela, com adequações para geração rápida de novos postos de trabalho.

No segundo encontro, os dirigentes empresariais se reuniram com a Bancada do Oeste, formada pelos deputados estaduais que defendem pautas e reivindicações de interesse da região. O objetivo foi criar uma agenda comum sobre os temas de interesse local e os investimentos públicos considerados prioritários para a região.

A reunião foi coordenada pelo deputado Maurício Escudlark e pelo presidente da ACIC Nelson Akimoto. A Bancada do Oeste é formada pelos parlamentares Altair Silva, Coronel Mocellin, Fabiano da Luz, Jair Miotto, Luciane Carminatti, Marcos Vieira, Marlene Fengler, Maurício Escudlark, Mauro De Nadal, Moacir Sopelsa, Neodi Saretta, Padre Pedro Baldissera, Romildo Titon e Valdir Cobalchini.

Os assuntos debatidos versaram sobre as ações públicas de enfrentamento da Covid-19, as linhas de crédito dos Bancos públicos para socorro das empresas em dificuldade financeira decorrentes da epidemia, a postergação e parcelamento do ICMS, o regime de aproveitamento dos créditos do ICMS por parte dos produtores rurais, a viabilização da aprovação para que emendas impositivas possam ser destinadas também para incentivar a retomada da economia e ações em apoio aos imigrantes. As obras de infraestrutura, investimentos na região e o HRO também foram focalizados.

Os empresários manifestaram firme posição em defesa da manutenção da economia aberta e em funcionamento, sendo, portanto, contrários ao lockdown durante a pandemia. Proteger as pessoas sem fechar a economia é a linha defendida pelas entidades empresariais.

Também participaram como convidados do encontro virtual os presidentes da CDL Chapecó (Clóvis Afonso Spohr), do Sicom (Ricardo Urbancic) e do Centro Empresarial (Cidnei Luiz Barozzi), além de diretores da ACIC e outros empresários. Ao final, ficou definido que novos encontros serão promovidos para aproximar as lideranças chapecoenses dos representantes do oeste na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e no Congresso Nacional.



Fonte: MB Comunicação.






Anuncie aqui

(49) 99955-3619
Saiba mais

Ciclone Bicicletas

(49) 3322-3366
Saiba mais

HORÁRIOS DE VOOS

Confira os horários de voos do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso.

PROGRAMAÇÃO DE CINEMA

Confira a programação de cinema do Shopping Pátio Chapecó.

(49) 99955-3619
contato@portaloestenews.com.br

Newsletter

cadastre-se e receba nossas atualizações