O PORTAL DE NOTÍCIAS DO
OESTE CATARINENSE


Em Chapecó, Praça da Família está 50% concluída

31/07/2020

O cenário no terreno da antiga garagem da prefeitura, na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, no bairro São Pedro, já está bem diferente. A obra da Praça da Família é uma das realizações do Programa “Mãos à Obra”, da Administração Municipal de Chapecó e encontra-se 50% concluída. A praça foi pensada para ser um espaço humanizado, de lazer e serviços, e já está contribuindo para resolver questões ambientais. A área de 12.308.077 m2 foi aterrada e as equipes concluíram os muros de gabião, etapa de drenagem que formou um canal aberto, com o objetivo de evitar alagamentos no bairro.

O trabalho começou com o desmanche da estrutura antiga em janeiro, limpeza do terreno e remoção das galerias. Na sequência, foi realizada a terraplanagem da área. “A fase de execução dos muros de gabião foi a mais complexa. Em função da pandemia, essa etapa precisou ser interrompida por um período. Após a retomada gradativa dos serviços na construção civil, o cronograma foi redefinido e a obra está a todo vapor”, explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Américo Nascimento Júnior.

Neste momento 15 operários trabalham no local, com o apoio de máquinas e caminhões. Está sendo finalizada a parte elétrica, executados muros e muretas, escada, calçadas, acessos em paver, meios-fios e pista de caminhada. As próximas etapas envolvem a instalação de seis contêineres (quatro módulos de poupa-tempo e dois banheiros), organização da área de estacionamento, cercamento, colocação de grama, bancos, equipamentos e brinquedos.

A empresa responsável pela obra, vencedora do processo licitatório, é a Construtora Oliveira Ltda. O investimento total será de R$ 3.152.251,50.


Espaço humanizado, de lazer e serviços


A Praça da Família foi pensada para ser um espaço humanizado, com estruturas de lazer, playground, espaços de convivência, academia ao ar livre e contêineres para abrigar serviços (uma espécie de poupa-tempo). A ideia do poupa-tempo é agilizar o atendimento ao cidadão e levar os serviços para perto dos moradores dessa região da cidade. Ainda, a Praça da Família irá atender a questões ambientais, contribuirá para evitar alagamentos em alguns pontos da região leste quando chove muito. “A Praça da Família disponibilizará serviços para emissão de documentos, além de área de convivência. Uma obra que chega para fazer a diferença na vida dos moradores e promover uma transformação social em uma das regiões mais vulneráveis de Chapecó”, destaca o prefeito, Luciano Buligon.


Um projeto que nasceu na comunidade


A expectativa é entregar a praça à comunidade até o fim deste ano. Trata-se de um compromisso assumido pelo prefeito Luciano Buligon a partir do Programa Ouvindo Nosso Bairro, quando recebeu as sugestões de melhorias, obras e serviços da comunidade.

Na reunião do bairro São Pedro, a moradora Tânia Fagundes Correia sugeriu ao prefeito que transformasse a área, ocupada até então pela garagem de máquinas da prefeitura, em um espaço nobre e humanizado para atender toda a região Leste. Tânia foi a porta-voz de uma ideia que surgiu na comunidade e foi defendida por lideranças como Itamar, Jucemar, Sinval, Adão, Rudi e representantes da Ong Verde Vida.

A sugestão dos moradores foi tão bem aceita, que foi eleita como prioridade Número Um dos moradores. “É um momento muito especial para Chapecó. A comunidade da região Leste começa a ver se tornar realidade um sonho, uma prioridade, assumida como compromisso pela Administração Municipal”, concluiu o prefeito.


Praça da Família Sandro Luiz Pallaoro


Depois de ouvir as lideranças da região do bairro São Pedro sobre a denominação da praça, a Administração Municipal de Chapecó protocolou na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que denomina Praça da Família SANDRO LUIZ PALLAORO, a praça em construção na quadra nº 1481, entre as Ruas Marechal Deodoro da Fonseca, Dom Carlos Eduardo Sabóia Bandeira de Mello e Pará. A proposta tramita no Legislativo.

Casado e pai de dois filhos, o empresário Sandro Luiz Pallaoro foi conselheiro da Associação Comercial e Industrial de Chapecó - ACIC no período de 2002 á 2005. Diretor do Sindicato do Comércio da Região de Chapecó - SICOM desde 2003. Em 2015 foi eleito Empresário do Ano da Cidade de Chapecó.       

No final de 2010 foi eleito Presidente da Associação Chapecoense de Futebol, onde atuou no cargo até sua morte. Entre as principais conquistas da sua gestão estão os acessos da Chape às séries C, B e a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Em 2015, com apenas dois anos de Série A, o time alviverde participou da sua primeira competição internacional: a taça Sul-Americana. Apesar da eliminação nas quartas de final, a Chape fez história ao vencer o River Plate, na Arena Condá.

O ano de 2016 foi um dos mais vitoriosos da história do clube. O início da temporada começou com a conquista do quinto título catarinense e, posteriormente, o time fez uma campanha impecável, chegando a grande final da Sul-Americana.

Sandro Pallaoro faleceu em 29 de novembro de 2016, aos 50 anos de idade, no acidente aéreo em viagem a Medellin, na Colômbia, que vitimou atletas, dirigentes, imprensa e convidados. A Chape vivia seu melhor momento! É objetivando homenagear uma personalidade marcante da história de Chapecó que a Administração Municipal propõe a denominação da Praça da Família "Sandro Luiz Pallaoro".



Fonte e foto: Secretaria de Comunicação Social/Prefeitura de Chapecó.






Anuncie aqui

(49) 99955-3619
Saiba mais

Ciclone Bicicletas

(49) 3322-3366
Saiba mais

HORÁRIOS DE VOOS

Confira os horários de voos do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso.

PROGRAMAÇÃO DE CINEMA

Confira a programação de cinema do Shopping Pátio Chapecó.

(49) 99955-3619
contato@portaloestenews.com.br

Newsletter

cadastre-se e receba nossas atualizações