O
mês de janeiro é tradicionalmente o período de liquidações no comércio. Queima
de estoque e descontos que chegam a até 80% são atrativos para o consumidor e
buscam aquecer as vendas dos lojistas no início do ano. Em Chapecó, segundo
projeção da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), as promoções devem aumentar em
10% as vendas no período e dar fôlego ao setor impactado pela crise sanitária.
"Tivemos
um ano difícil para o setor, de perdas provocadas pela pandemia, mas, mesmo
assim, fechamos dezembro de forma positiva, especialmente no e-commerce. As
liquidações de janeiro são uma aposta dos lojistas para aquecer o setor, limpar
estoques e iniciar bem o ano com recuperação econômica", ressalta o
presidente da CDL Chapecó, Clóvis Afonso Spohr.
O
dirigente vê 2021 com mais otimismo diante da chegada da vacina e controle da
pandemia. "A retomada da economia depende disso. Nossa expectativa é de
aquecimento já no primeiro semestre, com recuperação gradativa durante o ano.
Será um período para renovarmos a esperança, evoluirmos e superarmos os
desafios. Com certeza estamos mais fortes e preparados", projeta Spohr.
Para
os lojistas de Chapecó o otimismo não pode faltar e serve como um álibi de
venda. Por isso, as promoções no comércio do município projetam bom movimento
no mês inteiro. A gerente da Pittol
Calçados, Andréia Rodrigues da Costa, estima aumento de 5% nas vendas em
janeiro, com liquidações em todos os setores que variam de 20% a 30%, além de
parcelamento em até 21 vezes sem juros. "Fechamos dezembro com 8% de
aumento nas vendas, o que nos deixou felizes pelo momento de retração vivido. A
alta esperada para janeiro não é grande, mas também é positiva para iniciarmos
o novo ano com maior movimento nas vendas", aponta.
Solange Miranda, proprietária da
Tigre Modas, também prevê aumento nas vendas no mês. A loja de confecções está
com liquidações que variam de 20% a 50% em boa parte das seções. "As
promoções de início de ano já são tradicionais e neste ano se tornam ainda mais
relevantes para a retomada do setor. O consumidor só tem a ganhar com os
descontos e pode iniciar 2021 com boas compras", afirma.