O PORTAL DE NOTÍCIAS DO
OESTE CATARINENSE


Atividade física regular impacta na função imunológica e na qualidade de vida

02/09/2021

O estilo de vida das pessoas tem efeito cumulativo durante todo o curso da vida, com impactos positivos ou negativos que dependem de escolhas alimentares, da prática de atividade física, da espiritualidade e de padrões de relacionamento interpessoal. A afirmação é da médica endocrinologista Mari Cassol, que palestrou na quarta-feira (1), no primeiro dia da programação da Semana do Profissional de Educação Física. Ela falou sobre atividade física, saúde e pandemia.

O evento marca as comemorações do Dia do Profissional de Educação Física – 1º de setembro – e é promovido pelo Núcleo de Academias da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), em parceria com o Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina (CREF3/SC) e apoio do Núcleo de Academias da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC) e do Núcleo de Academias da Associação Empresarial de Xanxerê (ACIX). A abertura foi feita pela coordenadora do Núcleo de Academias da ACIC Chapecó, Angélica Filippini, e a mediação foi do nucleado Vitor Goulart.

De acordo com a palestrante da noite, médica Mari Cassol, os cuidados com a performance física são a base para qualquer outra medida a ser implementada visando preservar a autonomia e a saúde metabólica e cognitiva ao longo dos anos. "A pandemia, de certa maneira, mostrou a nossa vulnerabilidade. Começamos a pensar: será que a minha saúde está bem? Ficou mais evidente que precisamos, desde cedo, fazer boas escolhas. Se tivéssemos que escolher apenas um aspecto, seria a performance física, pois a prática regular de exercícios orientados previne diversas doenças. A maneira como chegaremos aos 80 anos é uma escolha que fizemos agora", salientou.

A endocrinologista explanou sobre a sarcopenia (um tipo de síndrome metabólica que leva à perda de massa magra e eficiência na função muscular) no processo de envelhecimento. Os fatores que causam e pioram a quantidade e a qualidade muscular são categorizados em primários (envelhecimento) e secundários (doenças, inatividade e má nutrição). Explicou que idosos fisicamente ativos apresentam melhor função imunológica, com melhores respostas às vacinas, à prevenção de doenças e à manutenção da capacidade cognitiva.

Em relação à sarcopenia, salientou que o exercício é a opção de tratamento mais importante e consistente, pois melhora o metabolismo e a função do músculo esquelético. "O exercício pode proteger a função imunológica e muscular contra os efeitos prejudiciais do envelhecimento. Como o nível de atividade física está inversamente correlacionado com todas as causas de mortalidade, o exercício emerge como o principal impulsionador da longevidade. Além disso, a única intervenção estatisticamente significante para prevenção de declínio cognitivo/demência de Alzheimer é o exercício físico precoce", frisou, ao acrescentar que a prática deve ser orientada e respeitar a individualidade de cada pessoa.


PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA


A programação da noite contou também com explanação do segundo vice-presidente do CREF, Emerson Antônio Brancher, que apresentou o Conselho Profissional. Ele explicou que as funções do CREF são defender a sociedade, zelar pela qualidade dos serviços profissionais oferecidos e fiscalizar o exercício profissional. O Conselho atua para fortalecer a valorização do profissional e da profissão, na descentralização das ações para todo o estado e no incentivo à qualificação. Entre as ações desta semana esteve atendimento presencial em Chapecó, na sede da ACIC, como parte da programação do evento.

O CREF3/SC promove capacitações constantes, com temas atuais e relevantes, que passaram a ser online a partir do ano passado devido à pandemia. Neste ano, lançou a Plataforma de Cursos Online. Atualmente, oferece duas qualificações gratuitas: Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) e Avaliação Antropométrica e Composição Corporal. Neste ano também lançou o CREF Entrevista, no canal oficial no Conselho no YouTube, e todos os anos lança o Livro de Boas Práticas. A partir de 2019, com a implantação do e-CREF, todos os processos e solicitações passaram a ser totalmente digitais. Além disso, disponibiliza o APP. Desde 2019 o CREF Jovem busca explicar ao acadêmico os passos da profissão, desde a formação até a capacitação profissional. Para 2021, o Conselho busca ampliar as oportunidades de formação continuada, os postos de trabalho, reforçar a representatividade e articular ações com cursos de formação.

Brancher reforçou que mais que atividade física, a Educação Física atua na prevenção e promoção da saúde global das pessoas. "Regulamentada pela Lei Federal 9696/98, a profissão vem crescendo e ampliando as áreas de atuação nos últimos anos, ganhando espaço principalmente com a busca pela qualidade de vida e o aumento da expectativa de vida, dando ao profissional espaço para atuação desde a infância até a terceira idade", finalizou.


PROGRAMAÇÃO


A programação da Semana do Profissional de Educação Física continua neste sábado (4), com mais duas palestras, com início às 14 horas. A primeira será com o profissional de educação física e sócio-proprietário da Passo a Passo Assessoria Esportiva de Chapecó, Ademar Kammler, que abordará o tema "De atleta a empresário, uma jornada olímpica". Após, o professor e apresentador GFM Les Mills Evandro Siqueira explanará sobre "Fitness e pandemia, a reinvenção da atividade física".

A transmissão é pelo YouTube da ACIC: https://www.youtube.com/user/ACIChapeco. Após o evento, as palestras ficam disponíveis para acesso no canal.



Fonte e foto: MB Comunicação.






Anuncie aqui

(49) 99955-3619
Saiba mais

Ciclone Bicicletas

(49) 3322-3366
Saiba mais

HORÁRIOS DE VOOS

Confira os horários de voos do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso.

PROGRAMAÇÃO DE CINEMA

Confira a programação de cinema do Shopping Pátio Chapecó.

(49) 99955-3619
contato@portaloestenews.com.br

Newsletter

cadastre-se e receba nossas atualizações