O PORTAL DE NOTÍCIAS DO
OESTE CATARINENSE


IVG faz 3,2 mil revisões no Estado e mostra principais problemas dos veículos

14/10/2021
Núcleo de Automecânicas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) fez o maior número de inspeções

Com 347 revisões realizadas em veículos durante o mês de setembro, o Núcleo de Automecânicas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) se destaca no Estado no número de checklists realizados durante a Inspeção Veicular Gratuita (IVG). Em segundo lugar ficou São José, com 304 avaliações, e Campos Novos, com 280. A ação social e sem fins lucrativos ocorreu nos núcleos de todo o Estado. Os proprietários dos veículos inspecionados receberam um diagnóstico gratuito, a partir da verificação de mais de 90 itens feito pelos profissionais das empresas que participaram da iniciativa.

Itens básicos como filtro do óleo, óleo do motor, filtro de ar e de combustível, líquido de arrefecimento, filtro de ar condicionado e fluído de freio foram alguns dos que mais apresentaram problemas durante as inspeções. No total, 103 empresas de 20 núcleos participaram e foram avaliados aproximadamente 3,2 mil veículos em todo o Estado. Em 2020 foram 21 núcleos, 130 empresam e 2,6 mil inspeções; em 2019, 20 núcleos, 173 empresas e 1,9 mil revisões e em 2018 18 núcleos, 149 empresas e 1,6 mil avaliações.

O coordenador do Núcleo de Automecânicas da ACIC, Éderson Terhorst, enfatizou que o objetivo da IVG é conscientizar sobre a importância da manutenção veicular preventiva. "No fim da revisão informamos os proprietários dos veículos sobre os problemas verificados. Como a maioria foi itens simples, reforçamos que é fundamental manter os cuidados com o veículo. O condutor precisa saber como está seu carro. Vemos como um dever social fornecer essa análise gratuita, que pode gerar menor poluição e até menos consumo de combustível, sem contar a prevenção de acidentes", realça Terhorst.

Uma das novidades deste ano foi a utilização do checklist via aplicativo do Núcleo Estadual das Automecânicas (NEA), que diminuiu o consumo de papel do evento e permitiu o lançamento das informações em tempo real.


IMPORTÂNCIA DA INSPEÇÃO VEICULAR


A Lei 9.503, em seus artigos 104 e 106, determina que todos os automóveis em circulação passem por inspeção obrigatória periódica para avaliar suas condições de segurança, emissão de gases poluentes e ruídos. A inspeção veicular ajuda na redução de acidentes de trânsito causados por automóveis em mau estado de conservação e auxilia no controle da poluição sonora e atmosférica. Outra vantagem é ser um procedimento de carácter preventivo. A soma desses fatores garante que boa parte dos automóveis em circulação estejam com o motor bem regulado e em boas condições de segurança. Além disso, o valor investido acaba resultando em uma futura redução nos custos de manutenção do veículo. "Manter as peças e os sistemas em ordem é uma forma de prevenir grandes gastos em consertos", frisou o vice-coordenador do Núcleo de Automecânicas da ACIC, Evandro Tolotti.

Participaram da IVG em Chapecó as seguintes empresas integrantes do Núcleo: Mecânica Buiucar, Mecânica Irmãos Tolotti, Mecânica Moratelli Auto 10, Mecânica São Cristóvão, Mecânica Barriga, Auto Mecânica Dorini, Oda Auto Center, Toniazzo Auto Mecânica, Toreto Auto Center, Rosa Auto Center e Auto Tork Mecânica Automotiva.

A iniciativa foi promovida em parceria com o Núcleo Estadual das Automecânicas (NEA) que integra a Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc), com apoio máster da Scherer Autopeças, apoio da Facisc, da Associação dos Reparadores Veiculares de SC (Arvesc) e do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de SC (Sindirepa). O patrocínio é da Radiex e da Viemar Automotive.



Fonte e foto: MB Comunicação.






Anuncie aqui

(49) 99955-3619
Saiba mais

Ciclone Bicicletas

(49) 3322-3366
Saiba mais

HORÁRIOS DE VOOS

Confira os horários de voos do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso.

PROGRAMAÇÃO DE CINEMA

Confira a programação de cinema do Shopping Pátio Chapecó.

(49) 99955-3619
contato@portaloestenews.com.br

Newsletter

cadastre-se e receba nossas atualizações